Destaque Destaque Homepage Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Bens de grande consumo caem 2,8% até setembro

Por a 23 de Outubro de 2017 as 17:08

As vendas de bens de grande consumo caíram 2,8% nos primeiros nove meses do ano, face ao período homólogo. Apesar de frequentarem mais vezes as lojas alimentares (+0,7%), os portugueses compraram menos produtos em cada cesta (-4%), de acordo com dados do barómetro “Marcas+Consumidores”, uma iniciativa da consultora Kantar Worldpanel e da Centromarca (Associação portuguesa de empresas de produtos de marca), que na sexta edição escolheu o recém inaugurado Centro de Inovação da GS1, a entidade que introduziu os códigos de barras em Portugal, para apresentar os mais recentes dados do setor dos bens de grande consumo. Ainda assim, a faturação do setor de FMCG (Fast-moving consumer goods) cresceu 0,6%.

Pelo contrário, o consumo fora do lar está a crescer. Segundo os dados da Kantar que analisam os setores de bebidas e snacking (pastelaria, aperitivos, gelados, entre outros), as vendas subiram 6% em unidades e 3% em valor, no período do verão (abril a setembro). Se excluirmos da análise as bebidas quentes – o café é o produto mais consumido fora do lar – as vendas aceleraram 15% em quantidade e 6% em valor. São as bebidas frias, como os chás e os sumos caseiros, e os produtos de snacking que fazem crescer as vendas. Pelo contrário, as bebidas alcoólicas e as bebidas quentes estão a perder terreno.

*Não perca a análise ao setor de FMCG na próxima edição impressa (novembro)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *