Homepage Newsletter Ponto de Venda

Alunos de mestrado criam software para manobrar drones no retalho

Por a 23 de Agosto de 2017 as 20:04

Um software para manobrar drones no retalho foi um dos projetos apresentados por 14 estudantes de mestrado em Portugal a uma audiência de investigadores e colaboradores do Fraunhofer Portugal AICOS, centro de investigação criado em 2008 em parceria entre a organização europeia de investigação aplicada Fraunhofer-Gesellschaft e a Universidade do Porto.

O CMosquitoII passa por um software de gestão de rotas para manobrar Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) em espaços condicionados, como ambientes “indoor”. Com o objetivo de demonstrar a solução, foi explorada a sua aplicação no domínio do retalho, dando resposta a desafios de controlo de inventário. “Através do fornecimento dos pontos de passagem corretos para circular no corredor com a velocidade e direção adequadas, é possível obter imagens dos produtos. Aplicando às imagens obtidas metodologias semelhantes às utilizadas no âmbito do projeto ShopView, desenvolvido com a Sonae, é possível detetar casos de falta de stock. Os primeiros resultados permitem concluir que é possível identificar estas falhas, utilizando uma câmara de baixa resolução que é transportada por um VANT de baixo custo, extremamente leve e que pode voar com segurança em interiores e até mesmo em ambientes superlotados”, explica em comunicado o centro de investigação.

Os próximos passos deste projeto, ainda em fase de desenvolvimento, passam por testar a solução em ambiente real.

Durante a sexta edição do workshop promovido anualmente pelo Fraunhofer Portugal AICOS, com o objetivo de demonstrar a utilidade prática dos projetos desenvolvidos pelos alunos em ambiente profissional, foram ainda apresentadas soluções para áreas reabilitação física em casa, risco de queda e soluções móveis.

O SmartReminders, por exemplo, é aplicação de smartphone capaz de acionar lembretes em vários momentos do dia-a-dia da população sénior que vive isolada, seja para controlo de tratamentos farmacológicos ou outras necessidades.

O projeto pretende, numa próxima fase, emitir lembretes inteligentes para idosos, com base no reconhecimento do seu estado atual e anterior de consumo de alimentos e bebidas. Para este fim, foi desenvolvido um algoritmo para o reconhecimento, em tempo real, de atividades que envolvam comer e beber, com base apenas nos dados recolhidos por um sensor colocado no pulso do utilizador.

“Estes lembretes podem basear-se na avaliação de quanto tempo o utilizador está sem beber qualquer líquido, para inferir sobre o seu estado de hidratação e persuadi-lo a beber um copo de água, por exemplo. Podem ainda ser retiradas outras conclusões da solução desenvolvida, relativamente ao comportamento de toma de medicamentos. Por exemplo, se o utilizador beber antes de uma refeição, é bastante provável que tenha tomado a medicação antes da refeição. Contudo, se o utilizador não beber nada, deve ser emitido um lembrete com informação sobre que medicamentos deve ingerir”.

Já o projeto KneeRecovery baseia-se num algoritmo capaz de analisar o movimento do joelho através de sensores inerciais, apresentando-se como uma solução de baixo custo desenvolvida para a monitorização e o feedback dos exercícios de reabilitação do joelho prescritos para serem realizados em casa.

A Fraunhofer Portugal é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida pelo Estado português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Com sede no Porto, foi criada em 2008 pela organização europeia Fraunhofer-Gesellschaft e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *