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Startup Cargo cria “vending machine” digital para veículos da Uber ou similares

Por a 21 de Julho de 2017 as 12:41

Já imaginou ter à disposição uma “vending machine” digital em um automóvel da Uber ou outros serviços similares, para poder desfrutar de um snack, bebida ou mesmo comprar um cabo USB, enquanto viaja?

A startup norte-americana Cargo desenvolveu um sistema que permite transformar os veículos em lojas móveis, aportando mais valor, quer para os utilizadores dos serviços baseados em partilha de carro quer para os próprios motoristas, explica o portal Techcrunch.

Através de um “display”, instalado entre os assentos dianteiros, o qual a empresa envia gratuitamente aos motoristas, os clientes podem escolher entre os produtos disponíveis, como barras de cereais, bebidas energéticas e pastilhas elásticas, entre outros. Cada dispositivo apresenta um código de identificação do automóvel e um endereço URL, ao qual o passageiro acede através do seu telemóvel e digita o código para encontrar os artigos disponíveis naquele veículo.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou sistemas online como a Apple Pay, dá conta a fonte. Uma vez efetuada a compra, o condutor recebe uma notificação no seu telemóvel e faz chegar às mãos do cliente o(s) produto(s).

Com este serviço disponível atualmente em Boston, Chicago e Nova Iorque, a Cargo já atraiu um total de 1,75 milhões de dólares (cerca de 1,5 milhões de euros) em investimentos, por parte de empresas de financiamento como a Techstars ou a Rosecliff Ventures.

A startup tem recebido pedidos de motoristas de 49 estados norte-americanos, uma vez que este serviço lhes traz a oportunidade de oferecer uma viagem mais conveniente aos clientes, sem necessidade de retirar dinheiro do bolso, e ao mesmo tempo aumentar a sua remuneração. 30% dos condutores que já utilizam o sistema vendem cerca de 500 artigos por mês, ganhando um valor adicional de 100 dólares (cerca de 86 euros), em média.

Cada condutor recebe cerca de 50 cêntimos por cada item vendido. A startup optou por garantir um valor fixo e não uma percentagem das vendas, já que os motoristas podem consumir os produtos gratuitamente e a empresa pretende apostar em amostras e ofertas de items aos passageiros, para promover marcas. Assim, a Cargo pretende ser uma mais-valia para condutores, passageiros e fornecedores de produto.

Além disso, o sistema digital permite recolher dados sobre as vendas, como o dia e a hora, apurando a frequência de compra, e garante o reabastecimento das “vending machines” automaticamente.

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