Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Investimento em ativos de retalho recua no semestre

Por a 12 de Julho de 2017 as 17:25

O investimento imobiliário em Portugal caiu 36% no primeiro semestre de 2017, face a igual período do ano anterior, para um total de 751 milhões de euros, segundo dados da consultora imobiliária Worx.

O setor do retalho foi o que mais contribuiu para o desempenho do investimento no setor imobiliário entre janeiro e junho. Foram investidos 400 milhões de euros em ativos de retalho, “comportamento motivado pela compra do Fórum Coimbra e Fórum Viseu no valor de 220 milhões de euros”, explica a Worx. Ainda assim, o investimento em retalho caiu quase 100 milhões de euros face aos primeiros seis meses de 2016.

No segmento de escritórios, as transações de maior peso somaram 244 milhões de euros e dizem respeito às operações de venda de três portefólios: à compra do edifício Entreposto no valor de 65, 5 milhões de euros, do Edifício Central Office no valor de 29 milhões de euros pela Merlin Properties e à compra do antigo edifício sede BNU por parte do Fundo da Segurança Social à CGD por 50 milhões de euros.

“No que respeita às yields, continuamos a assistir a uma compressão, situando-se a prime yield do mercado de escritórios nos 5%, nos centros comerciais em 5%, no comércio de rua em 4,75% e na indústria nos 7%. À exceção do setor de indústria, todos os segmentos registaram descidas de 0.25 p.p [pontos percentuais] no seu valor de prime yield”.

O setor de hotelaria foi o que observou a queda mais acentuada, a rondar os 87%, seguido do segmento logística & indústria com um recuo de 56%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *