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Equipa portuguesa leva “Sabor do Ano” para Itália

Por a 5 de Julho de 2017 as 15:29
Márcia Vicente, Country Manager do “Sabor do Ano” Portugal

Entrevista a Márcia Vicente, Country Manager do “Sabor do Ano” Portugal

Relançado em 2005 em Portugal com uma nova equipa de gestão, o selo “Sabor do Ano” já abriu as inscrições para a edição de 2018. Márcia Vicente, que lidera a equipa portuguesa, assumiu as rédeas do relançamento da marca em Itália. Em entrevista ao HIPERSUPER, fala do novo projeto, da sua equipa e dos desafios que se avizinham

A equipa do “Sabor do Ano” Portugal cresceu. Quem contrataram? Quantas pessoas tem agora a equipa?

O prémio “Sabor do Ano” foi relançado em 2015 e nesse momento criámos uma nova equipa de gestão que faz parte do grupo Ibérico. Somos atualmente dez profissionais e a mais recente integração na equipa foi a Marta Belo, Project Manager, que conta com oito anos de experiência em trade marketing. No passado trabalhou na Vexo e geriu contas como Henkel, Unilever, Sumol+Compal, Lactalis ou Grupo Nabeiro.

O que vem acrescentar à equipa esta nova contratação?

A Marta Belo tem imensa experiência ao nível da comunicação de marcas e projetos, em branding, desenvolvimento de conceitos e campanhas de ativação, eventos, produção e implementação. E este know-how é fundamental para consolidar as marcas “Sabor do Ano” e “Top Beleza” no mercado português. Atualmente, a Marta Belo tem como principais funções desenvolver e implementar os planos de Marketing e Publicidade da marca “Sabor do Ano” e “Top Beleza”, o mais recente prémio lançado para a cosmética, beleza e bem-estar.

Já lançaram a edição de 2018 do Sabor do Ano em Portugal. Que balanço pode fazer até à data?
Abrimos em maio de 2017 as inscrições para o selo “Sabor do Ano” 2018 e, à semelhança do que acontece em França (headquarters que lançou esta marca há 20 anos), o nível de reinscrição é de 70%, o que significa que este prémio é para as empresas uma mais-valia para comunicar o sabor e a qualidade dos seus produtos.

Percebemos também que o consumidor valoriza este símbolo através do nosso estudo de marca que diz que 77% dos consumidores considera que os produtos com este selo têm qualidade e são superiores aos da mesma categoria. E isso naturalmente reflete-se na venda dos produtos.

Que novidades se podem esperar desta edição?

Este ano, inspirados nas novas tendências de consumo saudável, decidimos lançar o prémio “Sabor do Ano sem Glúten” e “Sabor do Ano sem Lactose”. Tratam-se de novos símbolos que permitem ajudar no momento da escolha do consumidor de produtos sem lactose e sem glúten assegurando o sabor e a qualidade.

A Márcia assumiu os destinos do “Sabor do Ano” em Itália, em maio. Em que pé está o projeto? Quais os seus principais desafios? É um projeto criado de raiz?

O prémio “Sabor do Ano” em Itália, à semelhança do que aconteceu em Portugal e em Espanha, teve no passado uma gestão que não beneficiou a imagem da marca. Nesta fase, o grande desafio é, sem ignorar o legado que nos foi deixado em Itália, com todos os aspetos positivos e negativos, relançar o prémio comunicando o seu potencial junto da indústria alimentar e a mais valia que sabemos que representa para o consumidor no momento de uma decisão final.

Estamos numa fase inicial, mas já abrimos o escritório no centro da cidade de Milão, as contratações já foram efetuadas e também já fizemos a abertura oficial das inscrições para o selo “Sabor do Ano” 2018. A politica da empresa passa por abrir novos mercados beneficiando do know-how da gestão da marca em França, Espanha e Portugal. Por esse motivo, assumi com grande entusiasmo a gestão da marca “Sabor do Ano” em Itália.

Já pensam levar o selo para novas geografias? Quais podem fazer sentido?

A marca nasceu em França há 20 anos, mais tarde passou a ser representada em Espanha, Portugal, México e Turquia. 2017 é o ano em que abrimos escritório em Itália e também na Colômbia. Também a equipa do México terá funções de gestão das marcas na Colômbia.

Quais os próximos desafios para a marca e onde estão as oportunidades de crescimento para este negócio?

O primeiro grande desafio da marca “Sabor do Ano”, em 2015, quando foi relançada em Portugal com uma nova equipa de gestão, foi reconquistar a confiança da indústria alimentar e reconstruir a sua reputação. Neste momento, a marca atingiu um nível interessante em termos notoriedade e visibilidade e estamos numa fase inicial de consolidação que nos permite também integrar novos projetos como a marca “Top Beleza”.

As oportunidades estão também nas novas tendências de consumo que nos inspiram a criar novas sub-marcas como “Sabor do Ano Bio”, “Sabor do Ano sem Glúten” e “Sabor do Ano sem Lactose”.

Os novos mercados internacionais representam também um grande desafio e vão também permitir-nos crescer como empresa que certifica a qualidade dos produtos com base no sabor e na eficácia. Atualmente, estamos presentes em França, Portugal, Espanha, Tunísia e México, abrimos em 2017 escritório em Itália e na Colômbia e existem mais oportunidades de internacionalizar a marca que estão a ser estudadas.

 

 

 

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