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“A note! irá crescer de forma orgânica nas galerias Continente, em shoppings e lojas de rua”

Por a 21 de Junho de 2017 as 11:04

Entrevista a Rosário Almeida, diretora comercial da note!

 

A expansão do parque de lojas junto de áreas urbanas de elevado tráfego é o principal desafio, no curto prazo, da note!. A insígnia da Sonae especializada no negócio de papelaria e livraria, hoje com 34 lojas, aposta num modelo de crescimento orgânico

A primeira loja da note! abriu em Braga, em substituição da book.it, em julho de 2014. Que balanço faz desta mudança?

O caminho da note! foi muito mais do que uma alteração de marca da insígnia, foi sim um reposicionamento para um negócio muito pedido pelos clientes, onde os fatores novidade e surpresa são muito relevantes. A insígnia é hoje uma loja muito mais emocional, onde os clientes gostam de entrar e ser surpreendidos.

Temos vindo a crescer de forma constante e concertada ao longo destes três últimos anos e, por essa razão, podemos afirmar que o balanço é muito positivo.

 

Quais os principais marcos da evolução da insígnia em Portugal nestes três anos de atividade?

Os principais marcos foram seguramente a mudança de proposta de valor orientada para um segmento muito procurado pelos clientes, os gifts, sem descurar o core do negócio que é a livraria, a papelaria e a aposta nos serviços, com o lançamento dos centros de cópias e com o serviço de posto de correios dos CTT.

 

Quais são agora os próximos desafios?

No curto prazo, o foco é expandir a rede de lojas em Portugal e continuar a crescer de forma estruturada e organizada, sem descurar a principal preocupação, o cliente. A médio prazo, afirmar-se, cada vez mais, como uma insígnia de referência na área dos gifts, papelaria, livraria e serviço ao cliente.

 

Onde estão as oportunidades de crescimento para a cadeia?

A insígnia irá crescer de forma orgânica nas galerias Continente, em shoppings e lojas de rua com tráfego relevante. Ou seja, a lógica de crescimento e expansão estará orientada para os locais onde os portugueses mais necessitam de uma loja que responde totalmente às suas necessidades.

 

Têm atualmente 34 lojas em Portugal. Qual o plano de expansão para 2017?

O objetivo é continuar a crescer e a ganhar notoriedade junto dos portugueses. O plano de expansão e a abertura de lojas serão efetuadas de forma estruturada e sempre com o foco na satisfação das necessidades dos clientes.

 

A primeira loja abriu em regime de franchising? Qual o modelo de negócio?

O modelo de negócio é essencialmente orgânico. Do total de lojas, temos quatro em regime de franchising e 30 lojas orgânicas. O foco da expansão passará por abrir lojas orgânicas em locais urbanos e de grande tráfego.

 

A última abertura concretizou-se no Fonte Nova, em Lisboa. Quais as principais apostas?

A nova loja em Lisboa tem uma área de 130 m2 que reúne presentes, livraria, papelaria e diversos serviços. Tem como objetivo tornar-se uma loja de destino quer para a satisfação de uma necessidade mais funcional como, por exemplo, a necessidade de comprar uma resma de papel de impressão, à necessidade mais emocional como encontrar um presente para alguém especial.

 

Um dos objetivos para este ano é também melhorar as lojas existentes e alagar os serviços de conveniência. O que estão a fazer?

Em 2017, a insígnia adaptou as suas lojas com layouts e equipamentos ajustados à nova gama de presentes de forma a tornar a exposição mais apelativa. Alargamos o serviço de cópias e estendemos os serviços CTT a todas as lojas. Temos também os jogos Santa Casa e a reserva de manuais escolares. Todas estas alterações permitem oferecer maior conveniência no acesso a estes serviços num horário alargado e com facilidade de estacionamento.

 

Como é que a marca se distingue das restantes papelarias e livrarias?

A note! reúne num só espaço vários conceitos de negócio e dispõe de espaços apelativos e dinâmicos. As montras procuram ilustrar as mais diversas efemérides, convidando a entrar. Pretende ser um polo dinamizador e gerador de cultura local, reforçando assim a sua relação com a comunidade e, exemplo disso, são os workshops e sessões de autógrafos com reconhecidos autores.

 

Qual o volume de negócios da marca no ano passado?

Tivemos um crescimento a dois dígitos. Para isso, contribuiu a inauguração de quatro lojas, a aposta no conceito de presentes, assim como o alargamento dos serviços prestados.

 

 

 

 

 

 

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