FMCG Homepage Newsletter

Sogrape pisca o olho à restauração de topo no Reino Unido

Por a 30 de Maio de 2017 as 18:57

A Sogrape comprou 25% do capital da Liberty Wines, uma das maiores distribuidoras de bebidas no Reino Unido, que se destaca sobretudo no canal “on trade premium”. A empresa lusa pretende reforçar a sua rede de distribuição, centrada no retalho, sem receio de eventuais mossas provocadas pelo Brexit

A Sogrape entrou em abril no capital de uma das mais importantes importadoras e distribuidoras de bebidas do Reino Unido. O acordo de aquisição de 25% da Liberty Wines, cuja atividade está sobretudo voltada para a restauração “premium”, vem complementar a “vocação dominante” no canal de retalho que o grupo português assume naquele mercado, explica o grupo sediado em Vila Nova de Gaia, em resposta às perguntas endereças por email pelo HIPERSUPER.

A relação entre as duas empresas começou em janeiro deste ano, quando a dona de marcas como Offley, Gazela e Porto Ferreirinha, concedeu à Liberty Wines a distribuição da maioria do seu portefólio no Reino Unido e Irlanda. O novo acordo vem reforçar o anterior, alargando à distribuição exclusiva de todas as marcas da empresa nacional, proprietária de 19 quintas e 18 centros de vinificação ao longo de cinco países (Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia).

Presença direta desde 2011

A aliança entre as duas distribuidoras constrói-se a partir da estrutura própria que o grupo português com 75 anos de história instalou no Reino Unido em 2011. A Sogrape UK, dirigida por Gonçalo Sousa Machado, apresentou no ano fiscal de 2016 um volume de negócios de dez milhões de libras (11,7 milhões de euros), segundo o Jornal de Negócios, estando sobretudo concentrada no canal “off trade” (retalho).

Por sua vez, a maior parte da atividade da Liberty Wines desenvolve-se no canal “on trade” (horeca), contando com mais de 2300 clientes, entre eles os mais prestigiados restaurantes de Londres. Fundada em 1997, a distribuidora importa a partir de mais de 20 países e trabalha com cerca de 300 produtores, tendo obtido no último ano fiscal um volume de negócio de 53 milhões de libras (62,7 milhões de euros).

Reforçar posição no canal horeca

“A grande complementaridade que existe entre a Sogrape UK e esta parceira inglesa, tanto ao nível do portefólio como de canais e até de recursos humanos, é precisamente um dos pontos fulcrais desta aliança. Com a integração das operações, estamos a reforçar a nossa estratégia de eficiência e a potenciar duplamente o crescimento, através de mais clientes, quer no canal ‘on trade’ como no ‘off trade’, e de mais marcas, que a Liberty Wines já distribuía”.

O Reino Unido é o “segundo maior importador mundial de vinhos” e o “quarto mercado mais importante” para a Sogrape, que exporta para mais de 120 países. No último ano, a região britânica representou 7% da faturação global do grupo de Gaia, que atingiu o “valor recorde” de 214 milhões de euros, tendo crescido 3,9% face ao exercício anterior. “Foi um ano excelente para as marcas da Sogrape no mercado inglês, com crescimentos importantes na casa dos dois dígitos. A mais vendida continua a ser a Mateus Rosé, sendo igualmente muito importante as vendas de vinhos argentinos [que emergem do centro de vinificação Finca Flichman] e de Sandeman Porto. Prevemos um crescimento importante já a partir de 2017”, explica a Sogrape.

Com este passo estratégico, a produtora lusa visa “maximizar as sinergias através de um maior controle da cadeia de valor” e reforçar a rede de distribuição, no sentido de manter a posição de Mateus Rosé. Ao mesmo tempo, entre as prioridades do grupo está o desenvolvimento de marcas como “Sandeman, Casa Ferreirinha, Viña Los Boldos, Finca Flichman ou Lan [da produtora espanhola Bodegas Lan, comprada pela Sogrape em 2012]”, beneficiando da “grande experiência” da distribuidora adquirida na área da restauração de topo.

Brexit. Oportunidades superam eventual abrandamento

Quanto à saída da região insular da União Europeia, que avançou formalmente na mesma semana em que a compra de 25% da Liberty Wines foi efetivada, a empresa nacional é perentória. “A aposta da Sogrape é, neste caso como em todos os outros, a médio e longo prazo, e não ditada por circunstâncias conjunturais. A aposta no mercado inglês está alicerçada na forte convicção de que o potencial de crescimento das nossas marcas é muito superior ao eventual abrandamento provocado pelo Brexit”.

A Sograpre detém 1410 hectares de vinhas, dos quais 830 nas principais regiões vitivinícolas portuguesas. Nos últimos dois anos, foi considerada a melhor produtora vitivinícola a nível mundial pela World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *