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A estratégia da Fábrica de Cervejas Portuense

Por a 29 de Maio de 2017 as 14:22

É uma cerveja do Norte mas ambiciona chegar a todo o País através de um espaço comercial próprio e de uma loja online. Os criadores da Nortada acreditam reunir condições sem paralelo em Portugal para vender uma cerveja com características únicas

Nasceu uma nova marca de cerveja em Portugal. Chama-se Nortada e assume um posicionamento regional. É um novo nicho em Portugal que figura entre as cervejas industriais e as artesanais, defendem os fundadores da Fábrica de Cervejas Portuense Tiago Talone, com competências em gestão e marketing, e Pedro Mota, licenciado em microbiologia. Para lançar a marca de cerveja regional, os co-fundadores investiram cerca de três milhões de euros. Reabilitaram um edifício no coração do Porto para instalar a fábrica, que vai receber no verão um restaurante, um bar e uma loja. E contrataram uma equipa de profissionais experientes no setor cervejeiro para dar início ao projeto. O retorno do investimento é esperado em cinco anos.

Instalada no centro histórico da cidade do Porto, concretamente na Rua Sá da Bandeira, a unidade industrial está alojada na cave do edifício com 1500 metros quadrados que se divide por quatro pisos, embora em outras áreas do edifício se encontrem instalados equipamentos ligados à produção de cerveja que se vão misturar com os ambientes do restaurante e do bar. A ideia é que os visitantes possam assistir ao processo de produção da cerveja.

A fábrica tem uma capacidade de produção anual de dois milhões de litros e foi idealizada pelos “melhores fornecedores de equipamentos cervejeiros mundiais, como o alemão Kaspar Schulz e o português Metalocaima”. Em tudo idêntica às “grandes fábricas de cerveja industriais”, está, no entanto, adaptada a uma escala regional apostando num conceito de proximidade. Daqui advém o posicionamento da marca. “Tal como acontece em outros mercados internacionais, apenas as cervejeiras regionais terão capacidade para trabalhar com proximidade cada um dos seus clientes. O que significa que temos a dimensão e a estrutura certas para entregar aos clientes a melhor cerveja possível. E isso traduz-se na produção, quer pela frescura dos ingredientes quer pela não pasteurização dos produtos. Mas também se traduz na dedicação e entrega ao cliente. A Fábrica de Cervejas Portuense é atualmente a única empresa capaz de garantir todo o processo internamente. Desde a receção dos ingredientes até à entrega do produto final. E isso só se consegue numa escala regional”, explicam os co-fundadores.

Nortada

Diferenciação está na proximidade

Pensada com a ambição de dar aos cidadãos do Norte uma marca da qual se poderão orgulhar e apelidar de sua, a Nortada aposta na assinatura “Genuinamente melhor!”. A distribuição da bebida, está claro, teve início na área do Grande Porto. “Em Portugal são consumidos 450 milhões de litros de cerveja por ano. A Fábrica de Cervejas Portuense tem uma capacidade de produção de dois milhões de litros. Não tem capacidade para chegar a todo o mercado. Desta forma, entendemos que o foco, e também a grande diferenciação, deve estar na proximidade. Embora isso não signifique que não possamos levar a marca para fora desse limite regional”.

A Nortada está atualmente disponível em cerca de 100 pontos de venda. O grande foco é o Horeca (hotéis, restaurantes e cafés), canal onde a marca quer alargar a distribuição “rapidamente”. Mas a aposta não se resume a este canal, onde é vendido atualmente 50% do volume de cerveja consumido em Portugal. “Metade do consumo da bebida em Portugal é feito em casa dos consumidores. E para lá chegar a marca tem de estar disponíveis em outros canais. Assim, vamos inaugurar no verão uma loja dentro da fábrica que vai comercializar a gama de cervejas e o merchandising da marca”. Ao mesmo tempo, o projeto de distribuição estende-se ao canal online. “As vendas online começam finalmente a ganhar expressão em Portugal e pretendemos explorar e promover esse crescimento”.

E a moderna distribuição faz parte do plano de expansão? “Claro que sim. Serão os próprios consumidores a exigir. Mas a entrada na grande distribuição é um processo que demora mais tempo a ser consolidado. É preciso estudar em conjunto com as insígnias qual o papel da marca Nortada no portefólio de cada uma e garantir uma proposta de valor privilegie toda a cadeia e em especial o consumidor”.

Cinco estilos de cerveja

A marca Nortada é constituída por uma família de cinco estilos de cerveja, 100% malte, produzidas segundo receitas tradicionais. A principal referência é a Porto Lager, da qual se espera o maior contributo para as vendas já que é o tipo de cerveja mais consumido no País. Vienna Lager, Brown Porter, India Pale Ale e Imperial Stout completam o portefólio. Cada uma destas cervejas recebeu o nome de uma freguesia do Porto, uma homenagem à cidade onde tudo começou. A estas variedades irão juntar-se outras, sazonais ou permanentes, uma vez que a marca quer apostar numa “dinâmica regular de lançamentos”.

Distribuída em formato de garrafa 33cl e 75cl e através do sistema “serving tanks” para cerveja à pressão, a fabricante tem um camião próprio que se dirige aos pontos de venda para atestar os tanques, ao invés de comercializar os tradicionais barris. “A qualidade da cerveja fica garantida, já que neste sistema a bebida sai da fábrica a uma temperatura de quatro graus e assim se mantém até ao copo, evitando as oscilações na temperatura que alteram as características da cerveja”.

 

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