Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

O que pode ler na edição impressa de maio

Por a 10 de Maio de 2017 as 12:10

Falta praticamente um ano para a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, que irá uniformizar na União Europeia as leis no que concerne à segurança de dados pessoais na posse das organizações. Há mudanças significativas trazidas pelas novas regras, a começar pelas sanções agravadas, mas 85% das empresas portuguesas ainda não começaram a adotar medidas que as coloquem em conformidade. A conclusão é de uma análise da consultora KPMG, que fez o ponto de situação em sete setores de atividade no País, entre os quais o retalho. O estudo baseia o artigo de capa da edição de maio do HIPERSUPER. Conheça Os desafios da nova lei de proteção de dados, mas não se fique por aí porque há muito mais para ler:

OPINIÃO

Este mês o digital domina as opiniões. Os artigos ficam a cargo de Miguel Mamede, do ComparaJá (Dos Billboards aos Terabutes: a aposta do retalho no digital), de Bruno Abrantes, da AdClick (As 5 principais tendências digitais que não pode perder), de Carlos Carvalheira, da SAS (Forecast: antecipar o futuro no retalho) e de Fernando Bação, professor da Nova IMS da Universidade Nova de Lisboa, (Big Data Analytics, lições do Passado).

DISTRIBUIÇÃO

A loja que quer ser o segundo frigorífico dos portugueses

A Auchan estreou em Portugal o seu conceito de “ultraproximidade”. São supermercados de bairro que querem ser o segundo frigorífico dos portugueses. Quem o diz é o diretor do formato, com quem falamos depois de visitarmos a nova loja.

Leroy Merlin abre oficina para democratizar bricolage

Mais uma empresa francesa que apostou num novo conceito em território luso. O Atelier do Lar da Leroy Merlin tem um posicionamento mais educacional. Fomos perceber como funciona.

Perfumes & Companhia festeja 20 anos com nova estratégia

A empresa de perfumaria seletiva refrescou a sua imagem para passar a fasquia dos 20 anos. A cadeia nacional quer frisar a estratégia que a coloca na liderança de um mercado minado por “players” internacionais.

Springfield estreia novo conceito no coração de Lisboa

A marca estreou a sua “flagshipstore” no Chiado. O HIPERSUPER foi saber porque esta é a loja “exemplo” e aproveitou para deslindar os próximos passos da cadeia que mais pesa na faturação do grupo Cortefiel.

Cadeia nacional de “moda desportiva” chega a Lisboa

Entrevistamos um dos fundadores da Kicks, insígnia de calçado que se estreou no Porto com uma aposta no segmento de “moda desportiva” e chega agora a capital.

FMCG

Portuguesa Yonest chega aos lineares angolanos

Os iogurtes são gregos mas a marca é portuguesa e tem um conceito “único”, uma vez que “não há dois iogurtes Yonest iguais”. Conheça a empresa que conseguiu trocar as voltas à crise que o setor dos lacticínios enfrenta e que começa este mês a exportar.

A cerveja que quer orgulhar o Norte

A Nortada é a nova cerveja regional que homenageia o Norte de Portugal. Fomos conhecer, junto dos fundadores, a Fábrica de Cerveja Portuense.

90 anos de história para contar

Quem dispensa apresentações é a Super Bock, que está a uma década de virar centenária. Contamos, com o apoio do diretor de marketing, a história da marca até aos dias de hoje.

F.lima quer distribuir marcas portuguesas pelo mundo

É uma distribuidora lusa que prima por ter lançado em Portugal muitas marcas mundiais de grande consumo hoje bem conhecidas dos portugueses. Há um ano decidiu rumar no sentido contrário: pegar em marcas lusas e levá-las para os lineares mundiais.

Sogrape pisca o olho à restauração de topo no Reino Unido

A Sogrape comprou 25% do capital da britânica Liberty Wines, distribuidora especializada na restauração premium. Já que naquele mercado está sobretudo focada no retalho, a multinacional portuguesa quer agora apostar no canal Horeca, sem receios de eventuais mossas provocadas pelo Brexit.

DATA CENTER

Como vai o “negócio” da saúde?

O setor de produtos saudáveis representou no ano passado 6,1% do volume de compras dos portugueses em alimentação e bebidas. Uma análise da Kantar Wordlpanel Portugal, escrita pela mão da Client Diretor, Marta Santos.

Retrato da audiência masculina no retalho

Camila Fonseca, da ComScore, já tinha descortinado no seu habitual espaço de análise o comportamento das mulheres no retalho digital nacional. Agora é a vez de analisar a audiência masculina. Afinal, eles são a maioria.

ESPECIAL

Este mês, os artigos de análise setorial falam sobre Higiene do Lar (Novos produtos precisam-se!) e Refrigeração e Climatização (Inovação vem reduzir fatura energética de comerciantes). Se num apela-se à inovação, no outro esta é um potente motor.

PONTO DE VENDA

Os 5 arquétipos das empresas do setor alimentar

Há cinco tipos de empresas: Pragmáticas, Especialistas, Solucionadoras, Ativistas e “Entertainers”. As definições foram atribuídas pela Deloitte em parceira com o “The Consumer Intelligence Lab” e companhias da indústria do retalho e grande consumo.

O mito da fidelização

Será que o apelo a uma ligação emocional entre marcas e consumidores tem impacto efetivo na receita? O espanhol César Valencoso, da Kantar Wordlpanel, escreveu um livro para desmistificar este e outros mitos do marketing, tendo por base um estudo que tem vindo a ser feito junto dos consumidores e que mostra que apenas 6% é fiel a uma marca.

Sacos de papel ganham terreno no comércio

As embalagens de papel são cada vez mais valorizadas no âmbito das novas leis associadas à fiscalidade verde. E a empresa que lidera o fornecimento destes sacos no País e que pretende dominar o mercado ibérico nota um aumento da procura pela parte do comércio.

FEIRAS

Saúde e bem-estar dá mote à Alimentaria Lisboa

A Alimentaria&Horexpo está de regresso a Lisboa. A cerca de um mês da feira alimentar abrir portas fomos perceber as diferenças face às edições anteriores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *