O que pode ler na edição impressa de outubro do HIPERSUPER
DESTAQUE
A Brio estreou em 2008 o primeiro supermercado biológico em Portugal. Depois de experimentar um crescimento de dois dígitos em 2015, abriu pela primeira vez fora da capital este ano e quer chegar ao Porto no próximo. A insígnia ambiciona gerir uma rede de lojas de dimensão nacional e criar uma marca própria
DISTRIBUIÇÃO
Taxa de segurança alimentar é “discriminatória”
Na apresentação dos resultados semestrais das vendas a retalho em Portugal, a APED transpareceu a sua posição face à Taxa de Segurança Alimentar criada há dois anos
Continente investe 1 milhão de euros por ano na Escola de Frescos
Há um segredo escondido nos bastidores do hipermercado Continente de Telheiras, em Lisboa. Chama-se Escola de Frescos, um dos sete pólos de formação em produtos frescos que a Sonae instalou por todo o País. O grupo investe “um milhão de euros por ano” na aprendizagem dos colaboradores ligados aos perecíveis
Intermarché apoia 27 mil toneladas de produção nacional
O Intermarché está há três anos a premiar a produção nacional. Os vencedores de 2016 foram conhecidos numa cerimónia realizada em Lisboa, que reuniu representantes de toda a cadeia de valor e promoveu a discussão sobre o estado atual da agricultura portuguesa
Havaianas abre duas lojas próprias em 2017
Marta Lima criou a operação direta de Havaianas em Portugal em 2001 mas os portugueses estão familiarizados com a marca desde sempre. Há um par de Havaianas por cada 60 portugueses
Novo mercado para produtos hortofrutícolas
Encurtar a cadeia de valor é um dos objetivos da plataforma eletrónica Smartfarmer. O produtor beneficia da venda direta e da capacidade de formular o preço que julga justo. O consumidor livra-se dos custos acrescidos que resulta da cadeia de intermediários
Mobile traz novo modelo de negócio à Showroomprivé
O HIPERSUPER esteve à conversa com Marta Panera, diretora de Comunicação e RP da Showroomprivé, para conhecer os objetivos do portal de ecommerce de moda em Portugal, o quarto País na faturação global da empresa
OPINIÃO
Estimular o consumo consciente por uma economia eficiente
Sérgio Pereira, diretor geral e fundador do comparaJá.pt e colaborador residente do HIPERSUPER, escreve este mês sobre a importância da estimulação do consumo sustentável e responsável para uma economia mais eficiente
Gestão da fiscalidade sobre o património do retalho
Carla Quitério, Property Tax Consultant da Ayming Portugal, escreve sobre um tema na agenda mediática, consequência das medidas adotadas e previstas pelo Governo que poderão resultar num aumento da carga fiscal desde imposto. Podem as empresas atuar sobre o valor o IMI?
Brasil, o início da recuperação?
Miguel Murta Cardoso, consultor sénior especialista em retalho, escreve a partir do seu país de origem, o Brasil, sobre a influência das alterações políticas e económicas que o país está a viver e como se espera que estas impactem o consumo das famílias brasileiras
Vender Produtos versus Necessidades
António Flores, CEO da LOOP, aborda nesta edição as duas principais estratégias das marcas de grande consumo: vender produtos ou serviços para necessidades pontuais versus a gestão do orçamento para necessidades globais
ESPECIAL TRANSPORTES
Paletes – Pequenos formatos estão a crescer
Apesar de a madeira continuar a ser o material privilegiado no fabrico de paletes, novas composições começam a ganhar peso, como o plástico e o metal. Os pequenos formatos – meia e quarto de palete – estão a crescer
Movimentação de Carga – “Chegou a era das baterias de iões de lítio”
“Há uma mudança clara no transporte de movimentação de carga ao nível dos recursos de energia. Longe vão os tempos das baterias tradicionais de chumbo- ácido, agora é a era das baterias de iões de lítio”, revela em entrevista ao HIPERSUPER Mark D. Wender, gerente da Jungheinrich
Veículos Comerciais – Combustíveis alternativos são prioridade
As novas soluções de veículos comerciais priorizam a eficiência energética e têm como pilares o desenvolvimento tecnológico, as alternativas aos combustíveis fósseis e a gestão otimizada. Conheça as soluções propostas pela Volvo e Mitsubishi para atender às necessidades de cada negócio
DATA CENTER
Congelados não processados dominam a categoria
Mais uma análise da Kantar Worldpanel em exclusivo para o HIPERSUPER, desta feita ao setor dos congelados, uma categoria presente em quase todos os lares portugueses
Mulheres no Retalho
Afinal, o que procuram as mulheres nos sites de retalho? Quais os sítios que mais visitam? O que procuram? A análise da comScore dá as respostas
Como os benefícios extrassalariais podem ajudar a otimizar custos no retalho retendo talento
O comparaJá.pt fez uma análise às diferentes ofertas de incentivos salariais que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores e chegou à conclusão que os ganhos para ambas as partes podem alcançar os milhares de euros
PONTO DE VENDA
Personalização chega à sinalética digital
O mercado de digital signage está maduro e enfrenta novos desafios. Saiba quais
O primeiro assistente digital em loja física
A cadeia norte-americana Macy’s apresentou em julho deste ano um projeto piloto: a app “Macy’s on Call”. É o primeiro assistente digital em loja física criado a partir da IBM Watson, que comunica com os clientes em linguagem natural e evoluiu com os dados armazenados
LOGÍSTICA
Os mais inovadores negócios online
A Chronopost premiou os melhores negócios online em Portugal e o HIPERSUPER falou com os vencedores. Os negócios digitais agraciados estão ligados à educação, à reutilização e à área alimentar
ENTREVISTA
“Partilhar informação precisa e personalizada com o consumidor”
A Xerox lançou uma solução para impressão 3D de etiquetas e rótulos. Designada Printed Memory, é a primeira no mercado que evita a duplicação de códigos, garante em entrevista ao HIPERSUPER José Esfola, Diretor de Marketing da Xerox Portugal