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Inês Condeço (Fnac): “Online pesa 11% nas vendas de regresso às aulas”

Por a 22 de Setembro de 2016 as 12:01

Três perguntas a…

Inês Condeço, diretora de comunicação e marketing da Fnac, em entrevista ao HIPERSUPER sobre a época de regresso às aulas:

1. Este é um mercado em que quem compra não é o consumidor final. Qual o perfil do shopper no regresso às aulas?

O período do regresso às aulas é uma altura muito específica em que os pais fazem muitas vezes as compras para os filhos, tentando aliar o gosto dos mais novos à oferta da loja e ao seu potencial de compra.  Mas de uma forma geral, na papelaria, há um certo “retorno” às actividades criativas como “hobbie”, para consumo próprio e para oferta. Apesar do consumo habitual e massificado de tecnologia, cada vez mais os clientes procuram uma maneira de passar o seu tempo sem recurso a formas digitais, procuram um escape criativo e aí entram os lápis de cor, as canetas ou os materiais gráficos e de trabalhos manuais. Como uma oferta diferenciada também há muita procura por artigos de um setor mais alto a nível de exclusividade como as canetas para coleccionador ou os artigos que estão associados aos heróis do cinema e da animação.

2. A internet já é o canal preferido dos clientes para as compras que antecipam o início das aulas ou é ainda loja física?

A internet é já, claramente, o canal preferido para a preparação do regresso às aulas. Prova disso é que em setembro do ano passado, o site fnac.pt teve mais 50% de visitas do que as lojas físicas. O peso do canal web nas vendas de regresso às aulas da Fnac situa-se nos 11% e tem vindo a aumentar graças ao crescimento do catálogo disponível, quer a nível orgânico quer com o alargamento da gama através do marketplace. Só em mochilas, por exemplo, temos mais de 1 000 modelos disponíveis. Nas categorias mais populares online encontramos os livros de apoio escolar, em particular o de língua estrangeira, as calculadoras, os computadores portáteis, as mochilas e os instrumentos musicais. Nas lojas, têm mais sucesso os cadernos, as agendas, o material de desenho e pintura.

3. Qual a estratégia da Fnac para  trabalhar esta época especial?
Esta é uma das campanhas mais desafiantes da Fnac uma vez que se destina a dois públicos-alvo complementares, mas distintos: os pais que tentam dotar os seus filhos das melhores ferramentas possíveis para que estes tenham sucesso e os estudantes que, regressados das férias, ainda não têm como principal preocupação os resultados académicos. Assim, estabelecemos dois momentos-chave de comunicação: um primeiro, dedicado aos pais, que lhes mostra as mais-valias de comprar os livros escolares na Fnac e um segundo, a pensar nos mais novos, cujo lema é: Desliga-te do bem bom, liga-te ao muito bom. Vamos lançar inclusivamente uma publicação, muito focada no universo digital, que lhes mostrará, por exemplo, quais as melhores apps para estudar.

 

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