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Terra Projectos mobiliza empresas para constituição da Associação Nacional da Batata

Por a 8 de Janeiro de 2016 as 16:47

07-Jan-2016A constituição oficial da Associação Nacional da Batata está prevista para o início de 2016. A Terra Projectos, especialista em consultoria, marketing e design agroalimentar, está responsável pelo projeto.

Depois de ter sido berço de projetos como Portugal Fresh ou o Plano para os Azeites do Alentejo, a Terra Projecto abraça agora a iniciativa que visa juntar a fileira agroalimentar ligada à produção de batata. Mobilizar empresas, definindo planos estratégicos e operacionalizando-os, quer ao nível de investimentos e candidaturas aos apoios comunitários (PDR2020), quer ao nível dos mercados, marketing, design e comunicação, são as funções que estão a seu cargo.

No mercado há já 16 anos, a empresa tem procurado, contribuir para a união, cooperação e associação dos vários agentes do setor agroalimentar. O tecido cooperativo e empresarial agroalimentar português, as associações, os municípios e os novos empreendedores, no contexto de projetos individuais de jovens agricultores, têm sido dos seus principais clientes.

No seu portefólio destacam-se projetos como o Plano de Ação para os Azeites do Alentejo, desenvolvido entre 2005 e 2006, promovido pelo CEPAAL – Centro De Estudos E Promoção Do Azeite Do Alentejo, associação que visa aglutinar e promover os Azeites do Alentejo na região, no país e no mundo. Em meados de 2010, apoiava a constituição da PortugalFresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, tendo apoiado a sua constituição jurídica, estruturação organizacional, o desenvolvimento do plano de atividades, a organização das primeiras participações de Portugal em eventos de referência internacionais, verdadeiras plataformas comerciais, como sejam a Fruit Logística, em Berlim, a Fruit Attraction em Espanha, entre outros.

No final de 2015, a empresa recebe um outro desafio em prol da organização, mobilização e união da fileira da batata, a constituição da Associação Nacional da Batata. A associação procurará “dar voz ao setor”, com o compromisso de representar os seus interesses ao nível nacional e internacional, defender as empresas e libertar estrangulamentos que interfiram com a competitividade e sustentabilidade, monitorizar, compilar, produzir e difundir informação de carácter comercial e de mercado, promover o consumo e a exportação e potenciar sinergias com outras organizações do setor agro-alimentar.

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