Distribuição Homepage Newsletter

Sonae Sierra com lucro de €79,3 milhões no primeiro semestre

Por a 6 de Agosto de 2015 as 16:07

Sonae_sierraA Sonae Sierra, empresa detida pela Sonae para o setor de centros comerciais, apresentou o resultado líquido de 79,3 milhões de euros no primeiro semestre de 2015, um crescimento de 66% face aos 47,8 milhões de euros, registados em igual período do ano passado.

As vendas dos lojistas do portefólio europeu registaram uma subida de 2,8%, numa base comparável com o período homólogo de 2014, com um crescimento de 3,3% em Portugal, 2,4% em Espanha e 5,8% em Itália. O Brasil manteve uma performance positiva, com uma subida homóloga das vendas dos lojistas de 7,3%.

A Taxa de Ocupação Global do portefólio foi de 95,8%, o que refelte uma subida de1,1% face ao mesmo período do último ano.

Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, observa que “os primeiros seis meses de 2015 foram marcados pela acentuada melhoria na performance operacional e financeira da empresa, demonstrando a nossa capacidade de aproveitar a recuperação do mercado europeu. Continuamos ainda a crescer na área de prestação deserviços a terceiros, com o início da gestão e comercialização de seis centros comerciais e a assinatura de novos contratos de serviços para o desenvolvimento de projetos em diferentes geografias”.

No primeiro semestre deste ano, o resultado direto foi de 26,8 milhões, um aumento de 22% face ao período homólogo de 2014. A empresa considera que o crescimento orgânico dos resultados diretos deve-se sobretudo ao aumento das rendas dos Centros Comerciais na Europa e Brasil, à recuperação económica a que se tem vindo a assistir no mercado europeu e ao aumento da taxa de ocupação dos centros comerciais que abriram recentemente no Brasil.

O resultado indireto situou-se nos 52,5 milhões de euros, essencialmente devido à compressão das ‘yields’ (taxas de rentabilidade) na Europa e ao melhor desempenho operacional em 2015.

Novos contratos de prestação de serviços

Nos primeiros seis meses do ano, a Sonae Sierra reforçou a sua atividade de prestação de serviços a terceiros com o arranque de seis contratos de gestão e comercialização para centros comerciais na Alemanha (Quarrée Wandsbek-Markt, Mercado e Geschäftshaus Ottensen), em Itália (Ligabue), em Espanha (C.C. Bahía Mar, em Puerto de Santa Maria) e na Roménia (Marasti Parking, em Cluj).

Além destes, a empresa assinou ainda sete novos contratos para a prestação de serviços de desenvolvimento em geografias como Itália, Turquia, Moçambique ou Tunísia.

Desta forma, o NAV (Net Asset Value) da empresa, ou valor do cojunto de ativos detidos, em tradução livre, atingiu a 30 de junho os 1,2 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 4,2% face ao valor apurado em dezembro de 2014.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *