Combustível e vestuário puxam retalho não alimentar para baixo
O retalho não alimentar alcançou um volume de vendas de 8.108 milhões de euros em 2014, menos 0,7% face ao ano anterior, segundo o Barómetro da APED (Associação das Empresas de Distribuição).
O mercado de equipamentos de telecomunicações foi o mais dinâmico no ano passado, cresceu 38,1%, sobretudo os segmentos de smartphones e acessórios para telemóveis e tablets. “É o consumidor português a equipar-se para a era digital”, acredita Ana Isabel Trigo Morais, directora-geral da APED.
Por outro lado, registaram maiores quebras os mercados de combustíveis (-4,4%) e vestuário (-4,1%).
Num mercado altamente volátil e sensível às modas, como o da electrónica de consumo, as câmaras de vídeo Action aumentaram em 27% as vendas. Apesar de partir de uma base pequena, o crescimento é significativo. Os portugueses gastaram quase 10 milhões de euros nestes equipamentos no ano passado. As TV também estão dinâmicas, cresceram 8,2% no ano passado.
Nos pequenos domésticos, o destaque vai para os preparadores de alimentos ou robots de cozinha, cujas vendas subiram 20,6%.
Nas telecomunicações, por sua vez, os smartphones cresceram 52,3% e os acessórios para smartphones e tablets 25,9%. No ano passado, os portugueses gastaram mais dinheiro em acessórios do que a comprar telemóveis (-34,8%).