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Fórum do Consumo premeia melhores trabalhos sobre consumo em 5 categorias

Por a 5 de Janeiro de 2015 as 14:57

“Os meios de comunicação tratam bastante o tema de consumo mas nem sempre da melhor maneira, preferindo a notícia à análise”. José Rousseau justifica desta forma a criação do Prémios “Dixit”, em Novembro de 2014. “É realmente único no País e suponho que também o será no mundo”, afirma o Presidente do Fórum do Consumo.

Jornalistas, estudantes e profissionais de toda a cadeia de abastecimento, desde a produção até aos mais variados serviços, podem candidatar-se até ao dia 28 de Fevereiro, no site da organização, que escolheu cinco categorias para repartir o mérito.

Além dos meios de comunicação, o professor considera que, também o meio académico, deveria produzir “mais e melhor investigação” sobre o “maior fenómeno económico do mundo”. Neste sentido, duas das categorias vão distinguir os melhores trabalhos jornalísticos e académicos, sendo também uma forma de “estimular a qualidade de produção destes órgãos”. Naturalmente, as actividades das empresas e ONG’s não são esquecidas entre as categorias, que vão distinguir “Projectos sobre Distribuição, Produção, Serviços e ONG’s”, além da “Melhor Empresa com trabalho demonstrado no sentido do Consumo Consciente”. Por fim, a posição de “Personalidade do Ano” está destinada a “uma pessoa singular, independentemente da sua área de actividade, que se tenha distinguido em cada ano civil na área do consumo”.

A Direcção do Fórum, “em parceria com os presidentes dos outros órgãos sociais” será a equipa responsável pela escolha dos melhores trabalhos em concurso, numa primeira fase de selecção, que acontece durante o mês de Março do próximo ano. Depois, “através do site, serão os próprios associados a votar nas categorias”. Os vencedores serão anunciados no seguinte mês de Abril, data em que se realiza a conferência anual, associada à plataforma de discussão, onde a organização pretende integrar o concurso “todos os anos, a partir de agora”.

O “Observatório do Consumo Consciente” vai ser lançado a par da terceira edição do evento, programada para o ano que se avizinha, sobre a temática “Consumo na Era Digital”. A iniciativa com o objectivo de “monitorizar a evolução do consumo consciente”, conta com a colaboração da GfK e do IADE para acompanhar os comportamentos de compra de uma ampla amostra de lares portugueses”. Outros projectos vão ser também concretizados em 2015, sobre os quais Rousseau não entrou em pormenores, especulando que serão “divulgados na altura certa”.

 

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