Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Sonae investe €4,6 milhões em automação das operações logísticas

Por a 18 de Novembro de 2014 as 10:18

O investimento de 4,6 milhões, que envolveu o Centro Logístico da Azambuja da Sonae SR, já foi distinguido com o Prémio de Excelência Logística.

O projecto de Automação das Operações Logísticas de Moda e Desporto consistiu no desenvolvimento de uma solução que assegura a capacidade necessária para responder aos desafios colocados pelo negócio, tendo em conta uma estratégia omnicanal, com uma gama alargada de artigos e formatos de negócio.

A solução implementada permite mais eficácia, qualidade e produtividade dos processos logísticos, facilitando o processo de internacionalização e o desenvolvimento do negócio na vertente física e online. Até agora, já permitiu uma redução de 90% do tempo gasto por contentor, um aumento da capacidade de stockagem e um reforço da capacidade de preparação, com ganhos de eficiência totais de 250%. Na área de expedição foi possível alcançar um incremento de 60% da produtividade e aumentar a fiabilidade com a redução dos erros.

Gina Casal, Directora de Desenvolvimento e Processos Logísticos afirmou que “o projecto de automação, agora premiado, permitiu preparar a empresa para o crescimento da actividade tanto no canal físico como online, como criar vantagens competitivas importantes que facilitam o processo de desenvolvimento e internacionalização das insígnias Sport Zone, MO e Zippy, que hoje estão presentes em mais de 30 países por todo o mundo.”

Com o sistema implementado, as mercadorias recebidas são descarregadas num sistema de tapetes automatizados, que tem capacidade para identificar os produtos em função da codificação standard colocada nas caixas, pelos fornecedores. O sistema permite o transporte, a preparação agregada e a distribuição automática dos vários artigos para cada encomenda, direccionando-os para a respectiva caixa que será transportada automaticamente para a zona de expedição e enviada para a loja ou parceiro, em Portugal ou no exterior, como também para os clientes das lojas online ou multicanal.

O Prémio Excelência Logística (PEL) é uma iniciativa da APLOG e da Logística Moderna, com o objectivo de distinguir, todos os anos, projectos na área da logística que tenham contribuído para o desenvolvimento de novos modelos de competitividade.

Um comentário

  1. Pingback: Automacao De Lojas Sportzone | Actual Percentil

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *