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Lucros da Jerónimo Martins atingem €382 milhões

Por a 26 de Fevereiro de 2014 as 11:24

As vendas consolidadas do Grupo Jerónimo Martins aumentaram 10,7% para os 11.829,3 milhões de euros.

“Este desempenho ficou a dever-se, sobretudo, ao forte aumento observado ao nível do volume, já que a inflação no cabaz foi consideravelmente inferior à verificada nos anos anteriores”, revela um comunicado da dona do Pingo Doce.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado atingiu os 777,1 milhões de euros, mais 5,1%. E o resultado líquido atribuível cresceu 6% para os 382,3 milhões de euros.

Em 2013, ano em que Jerónimo Martins iniciou a sua operação na Colômbia, com a abertura, em Março, das primeiras lojas Ara, o grupo investiu 540 milhões de euros. Um total de 402 milhões foram aplicados na operação na Polónia, que “continua a ser a principal prioridade e o principal destino do investimento”.

“Face a um ambiente de desaceleração do crescimento do consumo privado, também a Biedronka [cadeia do grupo na Polónia] iniciou, em Julho, um reposicionamento da sua estratégia comercial, juntando aos preços baixos – que desde sempre caracterizam esta cadeia – uma lógica promocional de elevado impacto”, sublinha a mesma fonte.

O ano encerrou com mais de 76 mil colaboradores no universo do grupo. Foram criados oito mil novos postos de trabalho nos três países onde Jerónimo Martins desenvolve operações – Portugal, Polónia e Colômbia.

O grupo conta investir, em 2014, entre 600 e 700 milhões de euros.

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