Bebidas Homepage Newsletter

Sector assina declaração de príncipios sobre políticas anti-álcool

Por a 12 de Fevereiro de 2013 as 14:20

No âmbito da 3ª Conferência do Vinho Com Moderação, o Sector do Vinho assinou uma Declaração de Princípios contra as políticas anti-álcool.

Decorreu na passada sexta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto, a 3ª Conferência do Vinho Com Moderação, subordinada ao tema “Wine In Moderation – Um Compromisso com a cultura de Moderação”.

No final, diversas organizações representativas do sector vitivinícola nacional assinaram uma Declaração de Princípios contra as medidas anti-álcool que têm sido sugeridas por várias entidades e que poderão “prejudicar gravemente o sector e a cultura do vinho em Portugal”.

ACIBEV, AEVP, ANDOVI, CAP e FENADEGAS realçaram a importância da “produção de vinho para a manutenção das comunidades rurais e ordenamento do território, a criação de emprego, oportunidades de investimento, estabilidade económica e sustentabilidade ambiental. Rejeitam assim medidas legislativas que, sem evidência científica, possam pôr em causa a sustentabilidade económica e social do sector”.

Lembraram ainda que o vinho é “parte integrante da vida e cultura europeias e é apreciado por milhões de pessoas na Europa e no mundo. Para a esmagadora maioria dos consumidores, os produtos vitivinícolas representam uma bebida agradável para ser desfrutada com moderação e apenas uma minoria abusa dos produtos alcoólicos de forma prejudicial para si própria e para aqueles que os rodeiam. Assim, o sector não apoia qualquer medida legislativa que ataque o consumo de álcool per si e não os comportamentos de consumo de risco”.

Leia AQUI a Declaração de Princípios

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *