Distribuidores combatem desperdício alimentar
A APED lançou uma campanha que promove a redução do desperdício alimentar.
A campanha da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição vai ser veiculada nas nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom-Dia, El Corte Inglés, Jumbo e Pão de Açúcar, Novo Horizonte, Pingo Doce. O objectivo é sensibilizar para a importância da redução do desperdício de alimentos, através de dicas simples destinadas aos consumidores.
De acordo com um estudo europeu, o consumidor doméstico é responsável por cerca de 42% do desperdício alimentar global, grande parte do qual poderia ser evitado. Estima-se que este desperdício doméstico cause 45% das emissões anuais de Gases de Efeito de Estufa (GEE).
“Uma informação e conhecimento mais adequados sobre as condições de utilização eficiente e armazenamento dos alimentos, um rigoroso planeamento das compras e uma melhor compreensão sobre as datas na rotulagem, são os principais aspectos a melhorar para evitar o desperdício alimentar”, explica a associação.