FMCG Homepage Marcas Newsletter

Anúncios para crianças estão a cumprir novas regras

Por a 14 de Maio de 2012 as 14:29

As novas regras subscritas por 26 empresas do sector alimentar no ano passado estão a ser cumpridas, segundo o primeiro relatório de monitorização dos ‘Compromissos do Sector Alimentar em Portugal’, divulgado pela Lusa.

 

Os fabricantes comprometeram-se a não publicitar alimentos e bebidas para crianças até aos 12 anos sem recomendações nutricionais, numa iniciativa promovida em parceria pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e Federação das Indústrias Agro-Alimentares (FIPA) em 2009, a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o relatório, foram analisados 31.400 ‘spots’ publicitários das empresas signatárias, que representaram em 2011 cerca de 60% do investimento publicitário acumulado a alimentos e bebidas em Portugal. “A taxa de cumprimento na televisão, na imprensa e na Internet foi total”, conclui o relatório.

O compromisso assumido pelas 26 empresas do sector alimentar passa por não apresentar “publicidade a géneros alimentícios dirigida a crianças menores de 12 anos através da televisão, publicações e Internet, exceptuando-se os produtos que preencham critérios nutricionais que tenham por base evidências científicas aceites e/ou recomendações nutricionais, nacionais ou internacionais aplicáveis”.

O relatório de monitorização foi levado a cabo pela Accenture e pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *