Bebidas Destaque Homepage Newsletter

Cerveja contribui com 1,1 mil milhões para o PIB

Por a 6 de Março de 2012 as 16:11

O sector cervejeiro português contribui com 1,1 mil milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) e paga ao Estado cerca de 900 milhões de euros em impostos.

 

Além disso, é responsável por 75 mil postos de trabalho directos e indirectos e exporta 30% da cerveja produzida em Portugal.

Os números saíram da boca de Pires de Lima, Presidente da APCV (Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja) para “não deixar quaisquer dúvidas sobre o peso e importância do sector para a economia nacional”.

A intervenção do também líder da cervejeira Unicer teve lugar esta manhã no Fórum Debate “Brinde à Cerveja”, organizado pela APCV, que reuniu hoje, em Lisboa, uma centena de empresários e representantes da fileira.

Sob o mote “O que é que a cerveja pode fazer por um País à procura de auto-estima?”, Pires de Lima arregaçou as mangas para dar conta do que o sector contribui já para a riqueza do País.

“Embora útil à economia, este sector tem sido ignorado pelas autoridades públicas. Apesar de a produção de cerveja ser feita quase totalmente em Portugal e do sector comprar a cevada em Portugal, por exemplo, há uma indiferença por parte das autoridades em relação a esta cultura”.

O Presidente da APCV considera ainda que o sector é penalizado do ponto de vista fiscal e que tem “défice de imagem e um desafio institucional pela frente. O sector sente dificuldades em convencer as autoridades a apostar na fileira”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *