Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Vendas da Nestlé aumentam 7,5%

Por a 16 de Fevereiro de 2012 as 11:27

O maior produtor alimentar mundial registou um aumento de 7,5% nas vendas no exercício de 2011 face ao ano anterior, totalizando 83,6 mil milhões de francos suíços (cerca de 69,2 mil milhões de euros), com os lucros líquidos a ascenderem a 9,5 mil milhões de francos suíços (cerca de 7,9 mil milhões de euros), correspondendo a uma evolução de 8,1%.

Em comunicado, Paul Bulcke, CEO da Nestlé, afirma que a companhia teve uma “boa performance, top e bottom line, tanto nos mercados emergentes como nas economias desenvolvidas”. O responsável da multinacional suíça acrescente ainda que 2011 foi um ano “desafiante”, não esperando que 2012 seja “mais fácil”. “Continuámos a investir no futuro, reforçando as nossas capacidades em todos os mercados. Estabelecemos novas parcerias na China e as nossas inovações têm por objectivo criar oportunidades em todas as categorias, captando novos consumidores para as nossas marcas nos mercados emergentes ou reforçando a relação dos nossos consumidores com as nossas marcas nos mercados desenvolvidos”.

Bulcke adianta que a companhia está, assim, “bem posicionada para, em 2012, registar um crescimento orgânico entre 5 e 6%”.

Por regiões, a zona das Américas continua a ser o maior negócio da Nestlé, tendo crescido 6,2% para os 26,7 mil milhões de francos suíços (cerca de 22,1 mil milhões de euros), destacando o crescimento de duplo dígito conseguido na América Latina onde “a procura continua forte”.

O mercado europeu, por sua vez, também registou uma evolução positiva (4%), atingindo os 15,2 mil milhões de francos suíços (cerca de 12,6 mil milhões de euros), sobressaindo no Velho Continente as operações de Portugal, Itália, Grécia e Espanha, salientando a companhia que “conseguiu ultrapassar as dificuldades económicas vividas nestes mercados e obter crescimento interno real”.

Destaque, no entanto, para a operação na Ásia/Oceânia/África que ultrapassou o negócio na Europa, tendo crescido 11,9% para os 15,3 mil milhões de francos suíços (cerca de 12,7 mil milhões de euros).

Por área de negócio, a bebidas líquidas e em pó continuam a liderar as operações em termos de vendas, com 18,2 mil milhões de francos suíços (cerca de 15 mil milhões de euros), correspondendo a um aumento de 13% face ao ano 2010, seguindo-se os produtos lácteos e gelados com uma facturação de 16,4 mil milhões de francos suíços, ou seja, cerca de 13,5 mil milhões de euros, representando um crescimento de 8,4%.

De resto, todas as áreas de negócio da Nestlé registaram evoluções positivas, com a nutrição e bem-estar a crescer 7,7%, as refeições prontas 4,6%, as águas 5,2% e o pet care 4,3%.

Destaque ainda para a Nespresso que registou mais um ano “forte”, apresentando um crescimento superior a 20%, com as vendas a ultrapassarem os 3 mil milhões de francos suíços (cerca de 2,5 mil milhões de euros).

Finalmente, a Nestlé prevê que, “dado às incertezas económicas e volatilidade dos mercados, o ano de 2012 não deverá ser diferente dos anos anteriores”, repetindo a estimativa de “crescimento orgânico entre 5 e 6%”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *