Distribuição Homepage Newsletter

Retalho brasileiro cresce 6,7% em 2011

Por a 14 de Fevereiro de 2012 as 16:17

Os sectores dos móveis e electrodomésticos foram os principais responsáveis pela evolução positiva do retalho brasileiro no ano passado.

O volume de vendas do comércio retalhista brasileiro cresceu 0,3% em Dezembro, em relação a Novembro, e fechou o ano de 2011 com uma evolução de 6,7%, segundo informou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último mês de 2011, a receita nominal também cresceu 0,3%, completando o 38.º mês seguido de evoluções positivas, verificando-se que no acumulado no ano, o incremento foi de 11,5%.

Entre as dez actividades analisadas pelo IBGE, com ajuste sazonal, sete registam aumento nas vendas, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6,9%), móveis e electrodomésticos (2,6%) e artigos médicos.

No campo oposto das quebras nas vendas aparecem os livros, jornais, revistas e papelaria (-5,3%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentares, bebidas e tabaco (-1,5%), além combustíveis e lubrificantes (-0,5%).

Já comparação com Dezembro de 2010, o sector dos livros, jornais, revistas e papelaria foi o único sector a apresentar resultados negativos (-2,3%). Entre os crescimentos, destaque para os móveis e electrodomésticos (15,3%).

Na comparação mensal (Dezembro 2011 vs Novembro 2011), 17 estados registaram aumento nas vendas, oito evoluções negativas e dois mantiveram-se estáveis.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *