Distribuição Homepage Newsletter

Volume de Negócios nos serviços acentua quebra

Por a 12 de Dezembro de 2011 as 14:41

O índice de volume de negócios nos serviços, ajustado dos efeitos de calendário e da sazonalidade, registou, em Outubro, uma quebra homóloga nominal negativa de 8,5%, o que se traduziu, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), numa redução de 1,3 pontos percentuais (p.p.) face à taxa verificada em Setembro.

Todas as secções registaram variações homólogas negativas, excepto a secção de transportes e armazenagem, que registou um aumento homólogo de 0,6%, embora inferior em 0,7 p.p. ao observado no mês precedente.

A evolução do índice total foi determinada sobretudo pelo comportamento do índice da secção de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos, que passou de uma variação de -9,7% em Setembro para -11,3% em Outubro, donde resultou um contributo de -6,9 p.p. para a variação do índice total.

Em Outubro, a variação mensal do índice de volume de negócios nos serviços, ajustado dos efeitos de calendário e da sazonalidade, situou-se em -3,7% (-2,7% no mês precedente).

A variação média dos últimos 12 meses fixou-se em -3,8%, inferior em 0,6 p.p. à taxa observada em Setembro.

O índice de emprego nos serviços registou uma diminuição homóloga de 4,1% em Outubro, o que traduz um decréscimo de 0,7 p.p. face à taxa observada no mês anterior.

O principal contributo para a variação do índice total foi dado pela secção de actividades administrativas e dos serviços de apoio (-1,4 p.p.), em consequência de uma diminuição homóloga de 6,4% (variação de -4,1% em Setembro).

As secções de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos (com uma diminuição de 4,4%) e de alojamento, restauração e similares (redução de 5,6%) contribuíram, cada uma, com -1,2 p.p. para a variação do índice total. Em Setembro, as variações homólogas destas secções situaram-se em -4,1% e em -4,8%, respectivamente.

Em Outubro, o índice de emprego nos serviços registou uma variação mensal de -1,3% (-0,6% em igual período de 2010). A variação média dos últimos 12 meses foi -1,7%, inferior em 0,3 p.p. à observada em Setembro.

Nas remunerações pagas, os dados do INE indicam que, em Outubro, o índice diminuiu 3,8% em termos homólogos (variação de -2,8% no mês anterior).

Todas as secções registaram diminuições homólogas. O principal contributo para a variação do índice total em Outubro foi dado pela secção de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos (-1,5 p.p.), na sequência de uma diminuição de 5,4% (variação de -3,4% em Setembro).

Por fim, o índice de volume de trabalho nos serviços, medido pelo número de horas trabalhadas e ajustado dos efeitos de calendário, apresentou uma redução homóloga de 3,7% em Outubro (variação de -3,2% no mês anterior).

As secções de Comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos e de actividades administrativas e dos serviços de apoio, com contributos de -1,3 p.p. cada, foram as mais influentes para a variação do índice total, em resultado de diminuições homólogas de 4,6% e de 6,3% em Outubro, respectivamente (variações de -4,6% e de -4,7% no mês anterior, pela mesma ordem).

A variação mensal do índice de volume de trabalho nos serviços, ajustado dos efeitos de calendário, situou-se em -1,3% (-0,8% em Outubro de 2010). A variação média dos últimos 12 meses foi -1,9%, inferior em 0,1 p.p. à registada em Setembro.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *