Distribuição Homepage Newsletter

Poucos centros comerciais para 2011 e 2012

Por a 7 de Outubro de 2011 as 15:43

O número de aberturas de novos centros comerciais na Europa deverá crescer de acordo com a mais recente edição do estudo European Shopping Centre Development, publicado pela consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W). Apesar da retracção nos últimos anos, no número de aberturas em alguns países, o aumento da procura por parte dos retalhistas e a diminuição potencial de espaços prime estão a contribuir para uma expectativa no crescimento de actividade em muitos países europeus.

Portugal, contudo, não está entre esses países, já que a situação económica do País, especialmente sentida pelo sector dos centros comerciais através das quebras sucessivas nos índices de consumo dos particulares, provocou, segundo a consultora, “uma manutenção da tendência a que já se assistiu em 2010”.

Assim, no primeiro semestre do ano inauguraram pouco mais de 60 mil m2, referentes à abertura de um novo centro, o Aqua Portimão no Algarve, e à expansão do hipermercado Feira Nova em Sintra, que deu lugar a um novo projecto da Multi Development em Portugal, o Forum Sintra.

Já no segundo semestre do ano não estão previstas novas aberturas de centros comerciais no País.

“Para os anos seguintes esta situação deverá manter-se”, antecipa a C&W. Isto tudo, “tendo em conta uma relativa retracção na procura por parte dos retalhistas, bem como a escassez de financiamento que tem vindo a afectar todo o mercado imobiliário”.

No entanto, 2012 deverá receber ainda novos projectos de centros comerciais, como é o caso do Évora Shopping, um projecto da Imorendimento com 18.000 m2 de ABL, e que surgirá junto ao Évora Retail Park, conjunto comercial que será inaugurado no final de 2011.

Na Europa, por sua vez, no primeiro semestre de 2011, abriram mais de 2,1 milhões de m2 de novos centros comerciais. Desses espaços, 90% correspondem à abertura de 71 novos centros comerciais e os restantes 10% referem-se à expansão/renovação de espaços já existentes.

“Se todos os projectos que estão em construção forem concluídos a tempo, o valor total de promoção em 2011 será 26% acima do registado no ano anterior, quando a conclusão de novos espaços desceu pelo segundo ano consecutivo”, salienta a C&W.

Cerca de 5,4 milhões de m2 de centros comerciais foram concluídos em 2010, uma descida de 29% comparativamente a 2009 e o valor mais baixo desde 2004.

A Europa Central e de Leste, à semelhança de anos anteriores, regista o maior número de aberturas do primeiro semestre de 2011 (58%), com a Rússia, Turquia e Polónia a liderarem a abertura de novos espaços. O maior centro comercial concluído foi o Marmara Forum em Istambul, na Turquia (156.000 m2). Na Rússia foram concluídos cerca de 400.000m2 – cerca de um quinto do total europeu.

Na Europa Ocidental, a Itália e Espanha foram os países que registaram o maior número de espaços novos.

Em 2012 deverão inaugurar 5,8 milhões de m2 de centros comerciais na Europa, valor esse que dependerá da procura por parte dos ocupantes e da retoma económica. A Rússia e Turquia lideram o pipeline para o segundo semestre dos anos de 2011/2012 com 41%. Na Rússia, cerca de 3 milhões de m2 de novos espaços deverão estar concluídos antes do final do próximo ano. Na Turquia mais de 800.000m2 estão em construção, estando a maioria localizada em Istambul.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *