Bebidas

Consumo mundial de sumo de laranja concentrado cai 5,3%

Por a 31 de Agosto de 2011 as 14:34

Mesmo após um leve crescimento nos últimos dois anos, o consumo mundial de sumo de laranja acumula uma quebra de 5,3% entre 2003 e 2010, de acordo com o estudo da consultoria Markestrat, a partir de dados da Tetra Pak e da Euromonitor.

O volume mundial consumido de sumo concentrado e congelado passou de 2,415 milhões de toneladas, em 2003, para 2,288 milhões de toneladas, em 2010, representando uma redução de 127 mil toneladas, adiantando o estudo que a quebra acumulada se concentrou, principalmente, em 2007 (2,2%) e 2008 (2,8%), período marcado pela alta nos preços das commodity e o início da crise mundial.

No entanto, em 2009 e 2010 a procura aumentou, respectivamente, 1,4% e 0,6% em comparação com o ano anterior.

O estudo observou os 40 principais países compradores de sumo concentrado e congelado, chegando à conclusão que o prejuízo com a redução no consumo no período em análise atinge os 254 milhões de dólares [cerca de 176 milhões de euros], se considerados os preços actuais.

O estudo aponta que a queda no consumo ocorreu principalmente em países industrializados e entre os principais compradores de sumo. Apesar da alta na procura mundial entre 2009 e 2010, nos EUA, principal comprador, o consumo caiu 5%, o que representa 42 mil toneladas.

No entanto, apesar da queda acentuada nos principais mercados, houve crescimento na procura nos países emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e México. Nesses mercados, registou-se um aumento de 41% no consumo entre 2003 e 2010.

Contudo, na maioria dos países avaliados (35), a queda acumulada de 9,2% na procura no período representa 204 mil toneladas.

De referir que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de sumo de laranja, com uma receita anual de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *