Pernod Ricard com baterias apontadas a Leste
Laurent Lacassagne, CEO da Pernod Ricard para a Europa, revelou recentemente numa reunião com investidores que a Europa de Leste é a região com as mais “significativas e atractivas” previsões. “Uma parte significativa deste potencial de crescimentos provém de mudanças de marcas locais para marcas internacionais”, admitiu Lacassagne na conference call com os investidores.
Esta alteração está a ser impulsionada, segundo o segundo maior distribuidor de bebidas espirituosas do mundo, rendimentos disponíveis mais elevados e o surgimento de uma classe média de consumidores em diversos mercados. A companhia que detém marcas como Absolut e Chivas Regal espera um aumento do volume de vendas das espirituosas internacionais nas divisões da Europa, Médio Oriente e África em cerca de 7,5% por ano até 2014.
Esta performance não será impulsionada, segundo admitiu o responsável da Pernod Ricard para o mercado europeu, pela Rússia, cuja economia está em crescimento forte, mas também por outros países como a Polónia e a Ucrânia.
Enquanto a Leste, a Pernod está a apontar para aumentar significativamente o número de consumidores, na parte Ocidental da Europa o objectivo passa por ganhos a nível de quota, admitindo Lacassagne que “estamos a ganhar quota em todos os mercados europeus”.
O responsável revelou ainda que o grupo está a regressar aos investimentos de publicidade e promoção pré-crise na Europa, com o gasto a representar cerca de 16% das vendas líquidas da região no corrente ano fiscal.
De referir que a Europa (excluindo França), Médio Oriente e África representam 30% das vendas anuais líquidas da Pernod Ricard.