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Internet valoriza papel do vendedor

Por a 15 de Junho de 2011 as 11:59

A relação entre o consumidor e o vendedor sofreu na última década “profundas mudanças fruto essencialmente da explosão do fenómeno da Internet”, conclui o Observatório Cetelem.

 

“Os vendedores deixaram de ser vistos como comerciais em busca de uma comissão e passaram a ser considerados úteis no processo de compra, pois representam a dimensão humana que falta ao comércio online”.

Em Portugal, apenas metade dos consumidores reconhece a utilidade dos vendedores e afirma que solicita a sua ajuda sempre que vai a uma loja, seja para validar um pedido ou dar uma informação sobre o estado dos stocks. O Observador Cetelem mostra ainda que aquilo que os consumidores mais apreciam nos vendedores é a sua inteligência relacional.

Os portugueses consideram os vendedores gentis e amáveis e destacam estas características como as mais bem avaliadas.

“A desconfiança dos consumidores face ao ‘comercial que só pensa na sua comissão’ ainda persiste, mas o vendedor representa a dimensão humana que falta à compra na Internet e continuará a ser solicitado. A sua opinião fica agora muito atrás de outras fontes de informação: desde a opinião do próprio comprador após uma observação dos produtos no local de venda até ao aconselhamento da família e amigos, passando pela incontornável Internet. 88% dos consumidores portugueses afirma que recorreu à pesquisa online para obter informação aquando da sua última compra”, revela Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

 

 

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