Bebidas

Pernod Ricard cresce a duplo dígito

Por a 6 de Maio de 2011 as 16:06

A Pernod Ricard anunciou recentemente os seus resultados relativamente à actividade nos primeiros nove meses do exercício 2010/2011 (período entre 1 de Julho de 2010 e 31 de Março de 2011) revelando um crescimento de 11% nas receitas face a igual período do ano anterior, totalizando 5,9 mil milhões de euros contra os 5,3 mil milhões obtidos há precisamente um ano.

O segundo maior distribuidor de bebidas espirituosas do mundo refere que estes resultados tiveram por base um crescimento orgânico de 7% em linha com os resultados obtidos na primeira metade do ano, bem como ao efeito positivo do câmbio de moeda estrangeira.

Durante o período em questão, a Pernod Ricard informa que as receitas cresceram 16& nos mercados emergentes, enquanto nos mercados maduros essa evolução foi somente de 2%.

O terceiro trimestre, isoladamente, indica uma subida das receitas de 5% face a período homólogo, atingindo a distribuidora 1,6 mil milhões de euros.

Em relação às 14 marcas consideradas estratégicas pela companhia francesa (representando 59% das vendas totais), estas cresceram 7%, em volume, e 11%, em valor, devido a um efeito de mix/preço favorável. 12 destas 14 marcas registaram evoluções nas vendas, tendo somente duas decrescido nas receitas.

Destaque para os resultados obtidos pelas marcas Royal Salute (+26%), Martell (+25%), Jameson (+22%), Perrier-Jouët (+21%) e The Glenlivet (+15%), além dos resultados obtidos pela Jameson e Martell’s nos EUA e Ásia, bem como a uma certa recuperação das marcas de Scotch whisky Champagne.

Nas quatro marcas de vinho Premium prioritárias (representando 5% das vendas totais do grupo), o crescimento foi de 1%, em valor, com uma estabilização em volume.

Nas 18 marcas espirituosas locais (com um peso de 17% nas contas totais da distribuidora), notou-se a manutenção da performance da primeira metade do ano, tendo crescido 5%, em volume, e 2%, em valor.

Quanto às diferentes performances por região, destaque para o comportamento das Américas e Ásia/Resto do Mundo, com crescimentos de 14 e 23%, respectivamente. De resto, é notório o peso crescente do continente asiático nas contas totais da Pernod Ricard, tendo passado de 32,8 para 36,5%, o equivalente a uma facturação de 2,156 mil milhões de euros.

Já na Europa, verificam-se duas performances distintas: enquanto no mercado doméstico a Pernod cresceu 4%, para 549 milhões de euros, no restante continente europeu, a distribuidora registou uma quebra de 3% para 1,633 mil milhões de euros.

Quanto ao restante exercício, faltando somente um trimestre para a finalização do ano fiscal da Pernod Ricard, a companhia confirma a tendência de melhoria do negócio neste terceiro trimestre e, por isso, Pierre Pringuet, CEO da Pernod Ricard, adianta estar “confiante no alcançar dos objectivos propostos no início do ano: crescimento orgânico de 7% para a globalidade do exercício”.

 

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