Deco atesta qualidade das marcas próprias
As Marcas da Distribuição (MdD) testadas pela associação que defende os direitos do consumidor são, regra geral, de boa qualidade nas diversas categorias, assegurou Jorge Morgado, secretário-geral da DECO, por ocasião do seminário “Marcas da Distribuição – Uma aposta ganha”, organizado pela APED, que teve lugar na Alimentaria Lisboa 2011.
“Poucos conflitos chegam à associação entre consumidores e supermercados. Os retalhistas são inteligentes e resolvem os conflitos de imediato”.
Os produtos mais baratos têm qualidade? Foi à procura de resposta para esta pergunta que a DECO levou a cabo um estudo que reuniu os produtos com preços mais baratos analisados nas revistas publicadas entre 2008 e 2010.
“Seleccionámos duas categorias, alimentar e não alimentar, e analisámos 1/3 dos produtos mais baratos, cerca de 161, nas diversas categorias. De uma maneira geral, os produtos mais baratos tem boa qualidade”, garante.
Inclusive 14% destes produtos foram considerados “o melhor do teste” e 23% alcançaram o estatuto de “escolha acertada”.
Dos produtos mais baratos com boa qualidade, 70% eram Marcas da Distribuição. Este estudo, publicado integralmente na Proteste de Abril, indica ainda que as marcas mais baratas permitem poupanças de 40% face aos produtos mais caros do teste.