Destaque Distribuição

Sonae sobe lucros em 79% para 168 milhões

Por a 16 de Março de 2011 as 14:30

O volume de negócios da Sonae em 2010 aumentou 5% face ao período homologo para 5,8 mil milhões de euros.

O resultado líquido atribuível aos accionistas ascendeu a 168 milhões de euros, mais 79%, e o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 9% para 690 milhões de euros, gerando uma margem recorrente de 12% das vendas, anuncia o grupo português em comunicado.

Quanto à divida líquida, essa, caiu 7% para 228 milhões de euros, no mesmo período.

“Em 2010, registámos um assinalável crescimento na Sonae SR e Sonae Sierra Brasil. A actividade retalhista cresceu 7%, permitindo alcançar uma rentabilidade dos capitais próprios de 14%, apesar da contribuição negativa de 2pp (pontos percentuais) decorrente do resultado indirecto. A dívida global foi reduzida em 228 milhões de euros”, sublinha Paulo Azevedo, CEO da Sonae.

Além disso, “aumentámos os contributos para a comunidade: 10,4 milhões de euros (+12%) para apoiar 3.082 instituições sem fins lucrativos, criámos 3.454 novos postos de trabalho e vimos o imposto pago sobre o rendimento colectivo (IRC) aumentar”.

A prioridade estratégica para 2011 “é alargar a presença internacional e transformar a Sonae num grupo multinacional de grande escala e, ao mesmo tempo, manter e reforçar a liderança em Portugal”.

CRESCIMENTO POR ÁREA DE NEGÓCIO

Sonae MC

O volume de negócios da Sonae MC aumentou 5%, para 3.275 milhões de euros, com um crescimento de 3% das vendas like-for-like, reflectindo: investimento forte e continuado no programa de marca própria; o foco nas poupanças de descontos cumulativamente transferíveis para clientes; o sucesso do cartão de fidelização; e o fortalecimento das competências e activos distintivos do Continente e Modelo, particularmente a logística, localizações privilegiadas, variedade da oferta e forte reconhecimento da marca.

O EBITDA recorrente da Sonae MC aumentou 16%, para 231 milhões de euros, equivalente a uma margem nas vendas de 7,1% (+0,7pp), com as margens no último trimestre a atingirem 9,1%, em linha com o 4T09. O investimento ascendeu a 88 milhões de euros, com destaque para a remodelação de lojas, a logística, a abertura de cinco lojas Modelo e os trabalhos preparatórios para futuras aberturas.

Sonae SR

A área de retalho especializado manteve crescimento das vendas de dois dígitos, acima de 12%, para 1.272 milhões de euros, com um crescimento de 1% like-for-like. As vendas da Sonae SR Portugal aumentaram 5%, enquanto a Sonae SR Internacional aumentou 60% as vendas. As operações em Espanha foram responsáveis por cerca de 20% das vendas de retalho especializado em 2010, respondendo a 62% do crescimento de vendas da Sonae SR no ano.

O EBITDA recorrente atingiu os 45 milhões de euros, equivalente a uma margem sobre vendas de 3,5%. Esta performance reflecte dois impactos opostos: um aumento de 2% do EBITDA da operação portuguesa; e forte investimento no crescimento orgânico das operações em Espanha, envolvendo mais 52.000 m2 face a 2009 (2.000 m2 na Arábia Saudita).

Sonae Sierra

A Sonae Sierra aumentou em 5% das vendas para 192 milhões de euros, reflectindo: abertura de centros comerciais em 2009 e 2010; taxas de ocupação elevadas (96%); forte aumento no total de rendas numa base comparável (+4,1%). O EBITDA recorrente aumentou 8%, para 92 milhões de euros, reflectindo o aumento do portefólio de activos e os esforços em curso para optimizar a eficiência operacional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *