Destaque FMCG Marcas

Superfície mundial dedicada à agricultura ecológica aumenta

Por a 14 de Março de 2011 as 13:08

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Research Institute of Organic Agriculture (FiBL) e (International Federation of Organic Agriculture Movements) (IFOAM), a área dedicada à agricultura ecológica registou um crescimento de 6%, em 2009, totalizando 37,2 milhões e hectares (ha.). Este aumento em 6% representa mais dois milhões de hectares face ao ano anterior, apontando as duas organizações a agricultura bio na Europa como grande impulsionador, responsável por metade deste crescimento.

O relatório das duas organizações – “The World of Organic Agriculture – Statistics & Emerging Trends 2011” – revela que, em 2009, as zonas com maior superfície agrícola orgânica situavam-se na Oceânia (12,2 milhões de hectares), seguida pela Europa (9,3 milhões ha.) e América Latina (8,6 milhões ha.). Já quanto à agricultura biológica, o ranking é liderado pela Austrália (12 milhões ha.), aparecendo a seguir a Argentina (4,4 milhões ha.) e EUA (1,9 milhões ha.).

Os dados mostram que da superfície mundial total, 0,9% é orgânica, embora existam países que ultrapassem largamente este número, como são os casos das Ilhas Malvinas (35,7%), Liechtenstein (26,9%) e Áustria (18,5%).

A maior parte da terra dedicada à agricultura ecológica (5,5 milhões ha., já que os outros 23 milhões ha. são para pasto) é utilizada para cereais, indicando as duas organizações que, em 2009, foram produzidos 1,8 milhões de produtos orgânicos, correspondendo a mais 31% que em 2008, crescimento esse alicerçado, fundamentalmente, na Índia

Em termos de volume de negócios, os dados conjuntos da FiBL e IFOAM, mostram um aumento de 5% para perto de 55 mil milhões de dólares (cerca de 40 mil milhões de euros). A maioria dos produtos orgânicos são comercializados na Europa e América do Norte, com as vendas europeias a ascenderem a 18 mil milhões de euros, com a liderança a pertencer à Alemanha (5,8 mil milhões de euros), seguida pela França (3 mil milhões de euros) e Reino Unido (2,1 mil milhões de euros), embora seja nos EUA que as vendas sejam mais elevadas: cerca de 17,6 mil milhões de euros. Já em relação aos gastos per capita em produtos orgânicos, Dinamarca e Suíça aparecem destacados com 130 euros anuais.

Também o número de produtores registou uma evolução, tendo passado de 1,3 para 1,8 milhões a nível global.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *