Distribuição

Vendas nos supermercados brasileiros crescem 4,2% em 2010

Por a 11 de Fevereiro de 2011 as 15:44

As vendas dos supermercados brasileiros, em 2010, cresceram 4,2% em relação ao ano anterior, revelando os números da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que, em Dezembro do ano passado, a evolução foi de 3,16% face ao mesmo mês de 2009. Já na comparação com Novembro de 2010, as vendas cresceram 33,86%.

Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, o resultado de 2010 deve-se à subida dos preços a partir de Setembro, que afectou as vendas nas classes de consumo C, D e E, tendo a entidades estimado o crescimento entre os 4,4 e os 4,5%.

O AbrasMercado, índice que representa uma cesta de 35 produtos de grande consumo, registou um crescimento de 17,4%, em 2010. No último mês do ano, a subida foi de 2,19%, tendo passado de 261,5 reais (cerca de 114 euros), em Dezembro de 2009, para 307,04 reais (cerca de 134 euros) no mesmo mês de 2010.

Os produtos que registaram maiores subidas de preço durante o ano de 2010 foram feijão (51,6%), papel higiénico (43,3%), carne (34,9%), queijo mozzarella (34,3%) e queijo prato (32,8%). Já do lado das quedas de preço, as mais expressivas foram registadas na cebola (-47,1%), batata (-19%) e tomate (-13,6%).

Em relação ao último mês de 2010, as maiores subidas ficaram por conta do papel higiénico (24,34%), tomate (12,31%), frango congelado (8,83%) e açúcar (8,28%), enquanto as quedas foram lideradas pela batata (-13,2%), feijão (-7,92%), farinha de mandioca (-3,08%) e pasta de dentes (-2,55%).

De referir que o presidente da Abras prevê um crescimento de 4% para o sector, em 2011.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *