Distribuição

“Fast Food” é único formato de restauração a crescer

Por a 9 de Novembro de 2010 as 15:22

O volume de negócios dos restaurantes espanhóis registou 18.450 milhões de euros em 2009, menos 16% face ao ano homólogo. A queda deve-se, segundo um estudo da DBK, à queda do consumo privado, à diminuição do número de visitas a estes espaços mas também à redução do gasto médio.


O segmento de restaurantes sem serviço de mesa é a única excepção neste contexto negativo para a restauração, devido à evolução dos estabelecimentos de comida rápida, cuja facturação aumentou 2,5% em 2009 para 2,9 mil milhões de euros (16% do total de mercado).

A categoria de espaços com serviço de mesa recuou 19% para 13,6 mil milhões de euros.

As cadeias de restaurantes continuam a aumentar a sua quota de mercado. Em 2009, detiveram 30% do mercado, com 5.550 milhões de euros, mais 5% do que em 2007.

O estudo prevê que em 2010 o volume de negócios acumulado do sector deverá cair 6% para 17,3 mil milhões de euros.

Os estabelecimentos de comida rápida são o único formato que deverá crescer nos próximos dois anos, cerca de 5% em 2011.

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