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Consumo global de cerveja atingirá 2 mil milhões de hectolitros em 2013

Por a 9 de Novembro de 2010 as 11:12

De acordo com o mais recente relatório da Canadean, relativamente as tendências globais do mercado da cerveja, o consumo de mundial de cerveja deverá atingir os dois mil milhões de hectolitros no ano 2013. Embora o consumo de cerveja tenha sido afectado pela crise económica global, o relatório salienta que, a nível global, o nível de crescimento ainda se mantém “relativamente robusto”, estimando a Canadean um crescimento médio de 2,8% entre 2009 e 2015.

Estes valores indicados pela Canadean escondem, no entanto, grandes diferenças a nível regional. Ou seja, enquanto na Ásia o consumo de cerveja deverá aumentar 5%, numa média anual, entre 2009 e 2015, prevendo-se o mesmo ritmo de evolução para o continente africano, na América Latina o crescimento médio anual não deverá ir além dos 3%.

A região do Médio Oriente será, por sua vez, a que maior crescimento deverá registar entre 2009 e 2015, estimando a Canadean uma evolução de 5,5% para este período.

As regiões a registar menos crescimento são a Europa de Leste, cujo crescimento está estimado em 1,5% e a América do Norte, cujo aumento no consumo de cerveja está estimado em 0,5% entre 2009 e 2015.

Por fim, a Europa Ocidental será a única região a registar uma ligeira quebra no período analisado pela Canadean.

O forte crescimento do mercado cervejeiro asiático significa que o consumo na região deverá representar 38% do consumo total mundial no ano 2015. “O mercado da Ásia é, naturalmente, dominado pela China”, salienta a Canadean, adiantando que, em 2015, a China deverá representar mais de um quarto de todo o consumo mundial de cerveja. “O mercado de cerveja chinês deverá atingir os 573 milhões de hectolitros no final deste período, ou seja, o dobro do mercado dos EUA, o segundo maior mercado de cerveja do mundo”, revela o relatório da Canadean.

Este mesmo relatório da Canadean aponta países como o Cazaquistão, Vietname, Angola e Índia como os mercados que maiores crescimentos anuais deverão registar ao nível do consumo de cerveja entre 2009 e 2015.

Em contraste, países como a Alemanha, Holanda, Canadá, França e Reino Unido são apontados como os mercados que manterão quebras no consumo na Europa Ocidental, destacando a Canadean que Finlândia, Itália, Noruega, Portugal e Espanha serão os únicos mercados que deverão crescer.

Quanto às cervejeiras, o “Global Beer Trends” da Canadean revela que as quatro maiores cervejeiras mundiais (Anheuser Busch-InBev, SABMiller, Heineken e Carlsberg) detêm uma quota conjunta de 42% de toda a cerveja vendida no mundo.

Finalmente, o relatório da Canadean estima que o consumo de cerveja per capita em 2015 chegue aos 15 litros, concluindo, assim, que “ainda existe muito potencial para crescimento”.

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