Distribuição

Sonae reduz em 13,8% consumo de água no retalho

Por a 4 de Outubro de 2010 as 9:53

As medidas de eco-eficiência adoptadas pela Sonae nas diversas áreas de negócio permitiram ao grupo reduzir o consumo de água por volume de negócios em 1,6%, em 2009, face ao ano homólogo, para 402 m3 por milhão de euros, explica um comunicado da empresa.


Esta diminuição foi acompanhado de uma redução de 3,2% da produção de resíduos face ao ano anterior, para 19 toneladas por milhão de euros.

No retalho alimentar, a redução no consumo absoluto de água atingiu 13,8% em 2009 no universo de lojas comparável, registando um consumo total de água potável de 797.011 m3.

Entre as medidas de eficiência no consumo de água implementadas no ano passado, destacam-se a instalação de contadores parciais em várias áreas para maior controlo, assim como a instalação de fluxómetros em todas as torneiras, redutores de caudal em vários pontos e ponteiras em todas as mangueiras.

Na Sonae Sierra, graças às medidas de eco-eficiência adoptadas ao longo dos últimos sete anos, evitaram-se custos no valor de cerca de 376.500 euros e alcançaram-se poupanças de 151 milhões de litros de água em 2009. Aliás, o consumo de águas pluviais e reutilizadas quase duplicou, passando de 3,6% para 5,8% do total.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *