Distribuição

Vendas no retalho britânico sobem em Agosto

Por a 7 de Setembro de 2010 as 11:22

As vendas no retalho do Reino Unido registaram, numa base like-for-like, uma subida de 1% face ao mesmo mês de 2009, período em que tinham caído 0,1%, avança o British Retail Consortium (BRC). No cômputo geral, a variação foi positiva em 2,8% contra uma subida de 2,2% em período homólogo.

No que toca aos dados relativos ao período de Junho a Agosto de 2010 face ao mesmo trimestre de 2009, o BRC refere que no sector alimentar, e numa base global, o crescimento registado no retalho britânico foi de 4% no sector alimentar, enquanto o não alimentar cresceu 2,3%, correspondendo a uma variação global positiva de 3%.

A entidade britânica refere que as vendas de roupa e calçada registaram fortes subidas, ajudadas pela nova estação Outubo/Inverno e o regresso às aular.

Também as vendas fora das lojas (Internet, correio e telefone) recuperaram em Agosto, tendo crescido 17,8% face ao mesmo mês em 2009, salientando o BRC que este comportamento contrasta com uma performance muito débil em Agosto de 2009 quando as vendas decresceram 8%.

Stephen Robertson, director-geral do BRC, refere, em comunicado, que “estes resultados são uma ligeira recuperação face ao mês anterior, como também um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, marcado por receitas muito fracas”. O responsável pela entidade britânica salienta, contudo, que estes resultados se devem, principalmente, à nova estação Outono/Inverno e o regresso às aulas.

Robertson destaca ainda a expectativa com que são aguardadas as medidas do Governo, relativamente “aos cortes a efectuar pelo Governo, bem como os aumentos do IVA, esperando os retalhistas que a confiança dos consumidores não caia nos próximos meses”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *