FMCG Marcas

Rússia prolonga proibição de exportação de cereais

Por a 3 de Setembro de 2010 as 15:43

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou recentemente que a proibição para a exportação de cereais, imposta no mês passado e com duração até ao final de 2010, será estendida até Setembro de 2011, causando, assim, alguma apreensão junto do mercado e analistas.

Putin também avisou que a proibição à exportação de cereais só será levantada depois se conhecer a campanha do próximo ano, além de ter em conta as existências na altura. O responsável pelo governo russo adiantou que o anúncio inicial relativamente ao embargo às exportações de cereais de 15 de Agosto a 31 de Dezembro de 2010 levou os vendedores a práticas especulativas, retendo os cereais e esperando um aumento dos preços.

De referir que a Rússia foi alvo de uma onde de calor sem precedentes, tendo causado inúmeros incêndios e uma grave seca, influenciando mais de 10 milhões de hectares de cultivo, admitindo os analistas que esta realidade terá reduzido em ¼ a produção de cereais do país.

O ministro da Agricultura russo já confirmou, aliás, que a campanha deste ano deverá situar-se entre as 60 e 65 milhões de toneladas, face às 97 milhões de 2009, admitindo que no ano 2011 a produção poderá recuperar para as 85 a 90 milhões de toneladas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *