Destaque FMCG Marcas

Catering vale 600 milhões de euros em Portugal

Por a 23 de Agosto de 2010 as 11:48

O mercado português de catering cresceu 1% em 2010 face ao ano homólogo para 598 milhões de euros, segundo um estudo da DBK.


Apesar da débil conjuntura económica, o sector beneficiou do aumento da subcontratação destes serviços, sobretudo nas escolas e hospitais.

É precisamente o catering para colectividades o segmento que regista maior dinâmica. Cresceu 2,2% para 470 milhões de euros e representa 79% do volume de negócios acumulado do sector.

O catering para transporte foi afectado pela queda de tráfego de passageiros nos aeroportos nacionais, pelo crescimento das companhias de aviação “low cost”, assim como pela redução de custos adoptada pelas empresas aéreas de forma geral que diminuiu o consumo de refeições a bordo. Este segmento recuou 1,7% para 59 milhões de euros.

Quanto ao catering de “gama alta2, esse, caiu 4,2% para 69 milhões de euros.

Há em Portugal 925 empresas a operar sector mas as cinco maiores concentram 60% do mercado global. A catering dá emprego a 19 mil pessoas, sobretudo nas zonas Norte, Centro e Lisboa.

O estudo prevê que a desfavorável conjuntura económica vai continuar a afectar o sector a curto prazo, no biénio 2010-2011. Assim, a DBK estima um crescimento moderado do volume de negócios para 610 milhões de euros em 2010, uma subida de 2%. O documento indica ainda que o número de operadores também deverá cair, devido ao excesso da oferta, sobretudo no catering de “gama alta”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *