Destaque Distribuição

Vendas no retalho caem 1,6% em Junho

Por a 30 de Julho de 2010 as 17:04

De acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de volume de negócios no comércio a retalho apresentou, em Junho de 2010, uma diminuição, em termos homólogos, de 1,6%, quando em Maio aumentara 0,8%. Em termos nominais o índice também apresentou uma variação negativa (-1%), inferior em 2,1 pontos percentuais (p.p.) ao observado em Maio.

Ambos os agrupamentos, de produtos alimentares (variação homóloga de 0,3%) e de produtos não alimentares (-3,3%), apresentaram taxas de variação inferiores às observadas em Maio, em 3,7 p.p. e em 1,3 p.p., respectivamente. Excluindo a componente de combustíveis do agrupamento de produtos não alimentares, a variação homóloga do índice geral diminuiu 1,7 p.p. face ao valor apurado no mês precedente, fixando-se em -2,0%.

No segundo trimestre de 2010, as vendas no comércio a retalho diminuíram 0,3%, em termos homólogos, após um crescimento de 0,8% no primeiro trimestre. As variações homólogas trimestrais dos agrupamentos de produtos alimentares e de produtos não alimentares situaram-se em 2,3% e em -2,6%, respectivamente, tendo ambas diminuído 1,2 p.p. face ao 1.º trimestre de 2010.

Comparativamente a Maio, o índice geral do comércio a retalho registou uma variação de -1,1% (-1% no mês anterior). O comércio de produtos alimentares diminuiu 1,7% (aumento de 0,2% em Maio), enquanto no comércio de produtos não alimentares a diminuição foi de 0,6% (-2,1% no mês precedente).

A variação média nos últimos doze meses, das vendas no comércio a retalho, situou-se em -0,6%, 0,1 p.p. inferior à observada em Maio.

Já em relação ao emprego no sector do retalho, este diminuiu, segundo contas do INE, 0,3% em termos homólogos (aumento de 0,1% no mês anterior). Por agrupamentos, o de produtos alimentares apresentou um crescimento homólogo de 0,3% (1,2% no mês precedente) e o de produtos não alimentares registou uma diminuição de 0,7%, idêntica à observada em Maio.

Face ao mês anterior, o emprego no comércio a retalho cresceu 0,3% (0,7% em Junho de 2009), com contribuições positivas de ambos os agrupamentos. O de Produtos alimentares apresentou uma variação mensal de 0,4% (1,2% em Junho do ano anterior) e o de produtos não alimentares registou um crescimento de 0,3%, igual ao observado em igual mês de 2009. A variação média dos últimos doze meses cifrou-se em -1,7%, 0,2 p.p. superior à verificada em Maio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *