FMCG Marcas

LCD e smartphones salvam sector de produtos electrónicos

Por a 16 de Julho de 2010 as 15:06

O sector de produtos electrónicos, que inclui electrónica de consumo, tecnologias de informação, fotografia e telecomunicações, aumentou as vendas um pouco por todo o Mundo no primeiro trimestre do ano, segundo o estudo “Digital World” da GfK Retail and Technology.


A região Ásia Pacifico (APAC) teve um crescimento de 13% em valor face a igual período de 2009. Na América do Sul, o mercado subiu 38%. E em África e no Médio Oriente registaram-se subidas de 15%.

A Europa Ocidental teve uma recuperação mais lenta, subiu 4%, enquanto a Europa do Leste, onde os analistas esperavam uma tendência positiva, continua a cair (-12%).

No que diz respeito à performance dos produtos, no top ten (que representa 85% do mercado em valor) apenas quatro categorias apresentaram crescimentos: LCD (+12%), Portáteis (+3%), Consolas (+7%) e Smartphones (+127%).

Os leitores de MP3/MP4 (+1%) e dos Sistemas de Som (+6%), também estão a crescer.

Segundo Claude Terrier, GfK-Digital World Senior Analyst, “este trimestre muito positivo não nos deve levar a um falso sentimento de segurança. O que equivale a dizer que, se colocarmos de parte o período da crise e compararmos os mercados entre 2008 e 2010, apenas quatro dos dez produtos mais importantes crescem à mesma taxa de crescimento entre 2009 e 2008”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *