Destaque Distribuição

9 países do Médio Oriente recebem lojas Sonae

Por a 1 de Julho de 2010 as 17:10

A Sonae vai expandir a sua presença internacional ao Médio Oriente, através da Sonae SR, com a abertura de 70 lojas até 2014, informou o grupo liderado por Paulo Azevedo em comunicado. O plano de expansão na região contempla a entrada em nove países – Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egipto, Líbano, Jordânia, Qatar, Kuwait, Cazaquistão e Bareine – estando a inauguração das primeiras lojas previstas para a “época Outono/Inverno 2010”.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, revela no comunicado que “a expansão da Sonae SR para o Médio Oriente reforça a estratégia de internacionalização agressiva da Sonae, explorando formatos claramente distintivos e que nos conferem uma vantagem competitiva face a concorrentes já instalados. Esta estratégia contribuirá para reforçar a empresa como uma das mais internacionalizadas, ao mesmo tempo que beneficia da exposição a mercados com diferentes estádios de crescimento económico”.

Após a expansão levada a cabo na Península Ibérica, a expansão no Médio Oriente será efectuada seguindo uma estratégia “capital light”, tendo a Sonae celebrado um acordo de franchising da marca Zippy (vestuário de bebé e criança), com o Fawaz Alhokair Group, que através da sua divisão Alhokair Fashion Retail se assume como o maior grupo de retalho de moda naquela região.

Com a entrada no Médio Oriente, a Sonae SR passará a disponibilizar as suas marcas, no médio prazo, a mais 210 milhões de consumidores incluindo Portugal e Espanha, posicionando a Zippy como uma marca internacional de referência no seu segmento e tornando-a uma das marcas portuguesas mais internacionais.

Paulo Azevedo, CEO da Sonae, tinha, de resto, definido a internacionalização do negócio de retalho como uma das prioridades para o grupo (ver edição 257, de 25 de Março de 2010 do Jornal Hipersuper). Na conferência de imprensa que marcou a apresentação dos resultados referente ao exercício de 2009, Paulo Azevedo tinha admitido que o crescimento do negócio da Sonae SR estava “um pouco limitado” em Portugal, apontando, claramente, baterias para os mercados externos, revelando, na altura, que estava a ser negociado “um acordo que envolve sete mercados”.

De referir que a internacionalização do negócio de retalho especializado – a Sonae SR – iniciou-se em 2008 com a entrada da Sportzone e Worten em Espanha, a que se seguiu a expansão da Zippy para aquele mercado em meados de 2009. Aliás, durante o 2009, a Sonae SR acelerou o seu plano de expansão internacional, com o reforço da presença no mercado espanhol através de abertura de 22 lojas face ao final de 2008, num total de 22 mil m2 de área de vendas.

Assim, no final de 2009, a Sonae detinha em Espanha 38 lojas repartidas em 3 formatos: Worten, formato de electrónica de consumo, com 14 lojas a totalizar os 34 mil m2; SportZone, formato de artigos de desporto, com 14 lojas a totalizar os 17 mil m2 de área de venda, e a Zippy, conceito de vestuário de criança, com 10 lojas a totalizar os 4 mil m2.

Actualmente a Sonae SR detém fora de Portugal – em Espanha – 17 lojas Worten, 21 lojas Sportzone, 18 lojas Zippy, num total de 56 lojas em Espanha, tendo como objectivo atingir as 80 lojas ainda em 2010.

Relembre-se que na SonaeMC, Angola é o mercado que aparece em primeiro lugar na lista de expansão, tendo Paulo Azevedo, em Março deste ano, destacado o Brasil para a operação da Sonae Sierra.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *