Distribuição

Investimento na superfície comercial espanhol cresceu 13%

Por a 21 de Junho de 2010 as 11:34

O volume de investimento na superfície comercial em Espanha aumentou 13% durante o exercício de 2009, ultrapassando os 1,9 mil milhões de euros, correspondendo a 2/3 do investimento imobiliário terciário, segundo avança um relatório do BNP Paribas Real Estate.

Em concreto, o mercado de investimento “retail” em Espanha continua a ser atractivo para os investidores internacionais, salientando o relatório que, 96% do volume de investimento vem de empresas estrangeiras, especialmente alemãs (60%), enquanto da parte dos vendedores, estes foram essencialmente espanhóis (98%).

Quanto à distribuição geográfica, observa-se uma alteração na tendência relativamente a 2007, quando os operadores tinham nas suas estratégias de investimento outras cidades, além de Madrid e Barcelona, cidades que actualmente atraem maioritariamente a atenção dos investidores institucionais e internacionais.

Madrid concentrou, assim, 45% do volume de investimento em “retail” ao longo de 2009.

No que diz respeito ao consumo em Espanha, que se situava 3 a 4% acima da média europeia até 2007, deverá manter-se em valores negativos ao longo de 2010 e muito perto do zero em 2011.

De referir que o volume de investimento em superfície comerciais nas cinco principais economias europeias (Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Espanha) alcançou os 53 mil milhões de euros, em 2009, correspondendo a uma descida de 31% face a 2008.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *