FMCG Marcas

Russos rendem-se aos encantos da gastronomia e vinhos nacionais

Por a 9 de Junho de 2010 as 12:37

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai repetir em 2011 a acção de promoção de vinhos e produtos alimentares portugueses que acaba de realizar em Moscovo, Rússia.


Os organizadores da Portugal Market Week na capital russa fazem um balanço “muito positivo” da edição de estreia e foram “incentivados” a repetir a iniciativa em 2011 pelas 29 empresas participantes e compradores locais.

“Os objectivos foram superados e todas as empresas obtiveram retorno desta acção de internacionalização. O mercado profissional russo ficou rendido aos vinhos e à gastronomia portugueses e há vários negócios fechados, o que se vai reflectir, já este ano, no incremento das exportações de bebidas e produtos alimentares portugueses para a Rússia”, adianta Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP e líder da comitiva portuguesa que esteve em Moscovo.

Durante dois dias, num hotel tradicional moscovita, mais de 300 decisores da distribuição e profissionais do “trade” local apreciaram a oferta das 16 empresas nacionais de bebidas e 13 de produtos alimentares do segmento “gourmet”.

Globalmente, e segundo o vice-presidente da AEP, o evento resultou “numa montra representativa da cultura vínica e gastronómica nacional”, com vinhos portugueses de várias regiões, bebidas espirituosas, enchidos, charcutaria, azeite, conservas, queijos, doces e chocolates”.

Ao nível do relacionamento comercial Portugal-Rússia, a iniciativa traduziu-se “num bom número de encomendas”, entre introduções e reforço de contratos anteriormente firmados, e em parcerias entre produtores nacionais e operadores locais da distribuição, que se revelaram “bastante receptivos a produtos de qualidade”, sublinha Paulo Nunes de Almeida.

A primeira Portugal Market Week em Moscovo contou com o apoio da associação interprofissional ViniPortugal e constituiu uma das 31 acções do programa de apoio à internacionalização das empresas portuguesas que a AEP está a levar a cabo até final do ano.

Empresas participantes no Portugal Market Week – Moscovo 2010:


Vinhos:

  • SYMINGTON
  • ADEGA COOPERATIVA CANTANHEDE
  • ENOFORUM
  • QUINTA DO ZIMBRO
  • MURGANHEIRA
  • FALUA
  • VALLEGRE
  • CARMIM
  • CAVES VIDIGAL
  • DONA MARIA VINHOS
  • PERNOD RICARD PORTUGAL/Macieira
  • CAVES MESSIAS
  • DÃO SUL
  • ALIANÇA VINHOS DE PORTUGAL
  • CAMPOLARGO
  • JOSÉ MARIA DA FONSECA

Ramo alimentar

  • PARANHOCARNES (enchidos)
  • GALAPA (enchidos)
  • MINHO FUMEIRO (enchidos)
  • MENDES GONÇALVES (molhos e condimentos)
  • AZEITE GALLO
  • QUINTA DE JUGAIS – (mel, compotas, chás)
  • PANICONGELADOS – (pastéis de nata, doces e pão)
  • SALUDÃES (arroz)
  • SANTA CATARINA CONSERVEIRA (atum)
  • IMPERIAL (chocolate e amêndoas)
  • LACTOVIL (queijos)
  • FLOR DE CARDO (queijos)
  • VIEIRA DE CASTRO (bolachas, chocolates e amêndoas)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *