FMCG Marcas

Procter&Gamble reforça venda online

Por a 25 de Maio de 2010 as 10:36

A Procter&Gamble (P&G) passou a vender os seus produtos directamente aos consumidores norte-americanos através de uma nova estratégia – venda online – sinal de como o comércio digital está a influenciar as relações entre retalhista e fornecedores.

O lançamento da “eStore” da P&G faz parte de uma estratégia da P&G para aumentar as vendas totais, tendo estas receitas totalizado, no ano 2009, menos de 1% da facturação total obtida (cerca de 79 mil milhões de dólares. O novo website passará a vender shampoo Pantene, produtos para bebé da marca Pampers, máquinas Gillette, CoverGirl, Tide e Crest, fazendo com que este novo canal de venda entre em concorrência/competição directa com os sites de vendas online dos retalhistas clientes da P&G, como Wal-Mart, Target, CVS ou Walgreens.

Esta concorrência alarga-se ainda a um número crescente de retalhista que actuam exclusivamente no online e cujo negócio tem crescido devido à satisfação dos clientes, tais como amazon.com, drugstore.com ou diapers.com.

De acordo com os argumentos da P&G, esta iniciativa representa um “desafio directo para os retalhistas”, descrevendo-o como um “laboratório vivo de aprendizagem” que irá “ajudar-nos a ouvir, aprender e colaborar com os online shoppers”.

Kirk Perry, vice-presidente das operação na América do Norte, revelou que “este site ajudar-nos-á a oferecer novas ferramentas, serviços e soluções que, em última análise, poderão ser partilhados com os retalhistas para benefício do shopper”.

Bob McDonald, CEO da P&G, foi, contudo, um pouco mais explícito que o seu antecessor – AG Lafley – admitindo, recentemente ao Financial Times, que “não vejo a necessidade de todas as vendas terem de passar por um retalhista. Queremos maximizar as nossas vendas através de uma rede de retalhistas, mas também queremos estar onde o consumidor deseja efectuar as suas compras”.

A P&G já revelou, também, que o novo website irá realizar “brand building” através das redes sociais, como o Facebook.

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