Distribuição

Tesco confiante depois de resultados em alta

Por a 20 de Abril de 2010 as 10:58

O retalhista britânico Tesco registou um aumento de 5,2% nas vendas, nas 52 semanas terminadas em 27 de Fevereiro de 2010, face a igual período do ano passado, totalizando 62,54 mil milhões de libras (cerca de 70,9 mil milhões de euros).

Os lucros, por sua vez, aumentaram 8,7% para 3,39 mil milhões de libras (cerca de 3,8 mil milhões de euros).

O mercado doméstico teve um papel fundamental no incremento das vendas do grupo britânico, registando um crescimento de 4,2% face a igual período do ano passado, totalizando 42,25 mil milhões de libras, com a subida em 6,7% dos lucros a ascenderem a 2,41 mil milhões de libras.

Excluindo combustíveis e ajustes de impostos, as vendas like-for-like aumentaram 3,7% no primeiro semestre e 2,7% nos últimos seis meses do ano em análise.

A operação norte-americana da Tesco registou um crescimento de 72,7% nas vendas, totalizando 354 milhões de libras, acreditando o retalhista que “a combinação de novos espaços e crescimento orgânico das vendas fazem com que as o aumento das vendas no actual exercício sejam superiores a 50%”.

Já na Ásia, a performance da Tesco também foi positiva, com um incremento nas vendas de 19,7% para 9,07 mil milhões de libras, com os lucros a ascender a 440 milhões de libras, representando uma subida de 23,9% face a período homólogo. O retalhista indica que expandiu a operação em mais de 10% na região no último ano, tendo feito ainda “bons progressos no desenvolvimento de uma marca forte ao expandir o Clubcard [cartão de fidelização do retalhista] e serviços de retalho”.

Terry Leahy, CEO da Tesco, refere, em comunicado, que “a nossa posição nos mercados internacionais alimentar e não alimentar significa que enfrentámos a recessão”, admitindo que “são estes os negócios que irão registar crescimentos mais rápidos à medida que se reforça a recuperação económica”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *