Destaque FMCG Vinhos

Rolha de cortiça versus vedante de plástico no Reino Unido

Por a 19 de Março de 2010 as 12:00

A Amorim&Irmãos, em parceria com a cadeia de supermercados britânica Somerfield, conduziu um estudo com vista a comparar a performance da rolha de cortiça versus vedante de plástico, com especial enfoque na questão da permeabilidade.

O estudo, que analisou a evolução dos vinhos ao longo de um período de 12 meses, comparou o desempenho da rolha técnica Neutrocork, da Amorim&Irmãos, com o de um vedante sintético num vinho Chardonnay, da Somerfield e a partir de um universo de 16 mil garrafas.

Decorridos nove meses era já possível notar diferenças importantes na maturação dos vinhos: “os vinhos apresentavam já sinais de evolução distintos. Enquanto o vinho vedado com rolha de cortiça apresentava uma evolução do sabor, mais fresco, o vinho com vedante de plástico denotava já uma ligeira oxidação”, salienta Brian Humphreys, director Técnico de Bebidas da Somerfield.

A Somerfield, adquirida recentemente pelo grupo The Co-Operative, é uma cadeia de supermercados do Reino Unido, detentora de cerca de 750 estabelecimentos comerciais, espalhados pelo país, contando com uma gama de vinhos com cerca de 80 marcas próprias, fornecidas por clientes de todo o mundo.

De referir que no início de 2010, fruto de uma parceria com a Corticeira Amorim, o grupo The Co-Operative e a Sainsbury’s, duas das maiores cadeias de retalho britânicas, comprometeram-se com o progressivo aumento da utilização de rolhas de cortiça, utilizando apenas rolhas Amorim certificadas pelo FSC – Forest Stewardship Council.

A importância e dimensão destas cadeias de supermercados e o seu mercado geográfico de actuação – o Reino Unido influências as tendências do mundo vinícola -, assim como as conclusões do estudo de permeabilidade, com claras vantagens de desempenho técnico para a rolha de cortiça, apresentam-se como fortes argumentos para alicerçar a já notada curva de decréscimo na utilização do vedante sintético.

De realçar que foi no Reino Unido que se iniciou a introdução dos vedantes sintéticos, o mesmo mercado que começa agora a dar sinais claros da inversão desta tendência, retornando à rolha de cortiça natural.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *