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Sonae Sierra melhora resultado líquido

Por a 16 de Março de 2010 as 9:30

A Sonae Sierra registou um resultado líquido, em 2009, de 159,9 milhões de euros, face aos 185,5 milhões no mesmo período do ano anterior.

Em comunicado, o grupo liderado por Álvaro Portela, refere que este resultado foi provocado pelo resultado indirecto, “afectado negativamente pelos sucessivos aumentos das taxas de capitalização do mercado na Europa”, adiantando ainda que “este facto deve-se ao clima negativo nos mercados imobiliários da maioria dos países desenvolvidos em que a empresa opera”, implicando, assim, “um ajustamento em alta das taxas de capitalização aplicadas nas avaliações efectuadas nos activos imobiliários desses países, aumento esse que equivale a uma redução do valor dos activos correspondentes”.

Quanto à operação do exercício transacto, a Sonae Sierra consolidou a sua estratégia de expansão e internacionalização, tendo terminado o ano com 51 centros comerciais em operação, distribuídos por sete países, com uma Área Bruta Locável (ABL) a rondar os dois milhões de m2.

Durante 2009, a Sonae Sierra abriu, no Brasil, o Manauara Shopping e o Loop5, na Alemanha, tendo ainda procedido à renovação do Valecenter (Veneza, Itália), enquanto, em território nacional, concluiu a expansão do GuimarãeShopping, a renovação do Centro Colombo e AlbufeiraShopping.

Além disso, a empresa prosseguiu, durante o exercício transacto, ao desenvolvimento de três novos centros comerciais num total de uma carteira de 12 projectos novos em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.

Para 2010, a Sonae Sierra continuará o investimento de 79 milhões de euros no LeiriaShopping, tendo iniciado, em Itália, os trabalhos de construção do Le Terrazze, em La Spezia. Também no Brasil, a empresa iniciou a construção do Ubêrlandia Shopping, num investimento de 62 milhões de euros, bem como as expansões do Parque D. Pedro (Campinas) e do Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo).

Álvaro Portela, CEO da Sonae Sierra, admite que as medidas para enfrentar a crise económica passaram pela revisão e redução dos projectos em pipeline, ao mesmo tempo que “revimos o orçamento de cada um dos nossos centros, incluindo os programas de remodelação além dos custos diários de manutenção”.

Para o actual exercício, Portela refere que os objectivos passam por “continuar o crescimento sustentado da nossa empresa. Sendo difícil determinar quando é que a crise será definitivamente ultrapassada, acreditamos que 2010 será um ano do início da recuperação da economia mundial e o regresso da Sonae Sierra a um resultado líquido positivo”.

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