Distribuição

Carrefour elimina sacos de plástico até 2014 no Brasil

Por a 16 de Março de 2010 as 14:25

O grupo Carrefour Brasil anunciou recentemente que irá eliminar o uso de sacos plásticos tradicionais na sua loja de Piracicaba (São Paulo), prevendo alargar esta iniciativa a todas as lojas até 2014.

Inédita no retalho brasileiro, a decisão representa um dos maiores avanços na área de sustentabilidade no país e é o primeiro passo de um projecto que será estendido gradualmente a todas as lojas Carrefour nos próximos quatro anos.

Segundo referiu Paulo Pianez, director de Sustentabilidade do grupo, ao site Investimentos e Notícias, “o momento é oportuno para essa iniciativa. O consumidor brasileiro está a consciencializar-se cada vez mais sobre os danos causados pelos sacos plásticos tradicionais no meio ambiente”.

Para o responsável, “já existe um forte movimento do público em geral, governo e ONGs para substituir os sacos, mas sabemos que temos um importante desafio no sentido de discutir e convencer os consumidores sobre a importância do seu apoio e envolvimento nessa mudança”.

Para estimular os clientes, a loja de Piracicaba distribuirá gratuitamente sacos recicláveis até 31 de Março, além de oferecer várias opções sustentáveis de embalagens para compra.

Actualmente, a Associação Brasileiras de Supermercados (Abras) estima que o Brasil consuma anualmente cerca de 12 mil milhões de sacos plásticos, o equivalente a 66 unidades por mês per capita. Só o Carrefour é responsável pelo uso de 800 milhões de sacos por ano.

Esta acção do retalhista francês faz parte de um plano mundial de eliminação da utilização de sacos plásticos tradicionais nas lojas – entre os países onde o grupo opera, França, China e Polónia já aboliram o uso deste material.

De referir que o tempo médio para a decomposição dos sacos plásticos é de 400 anos, tendo-se tornado um problema ambiental.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *