Destaque FMCG Marcas

Portugal contribui com 21% para receitas da Tetra Pak

Por a 12 de Março de 2010 as 9:39

Em 2009, a facturação da Tetra Pak Ibéria foi de 690 milhões de euros, tendo Portugal contribuído com 21% do total de 7.320 milhões de embalagens comercializadas durante o ano passado.

A nível ibérico “Sumos e Néctares” foi a categoria com melhor performance crescendo 3% comparativamente a 2008, altura em que as vendas foram de 1.792 milhões de embalagens. Nas restantes categorias foram realizadas vendas inferiores às alcançadas no ano passado.

Vera Norte, director de Comunicação da Tetra Pak explica que esta performance se deveu “à à conjuntura económica e a outras variáveis que afectaram, por exemplo, o sector do leite e que é um problema transversal a Portugal e Espanha, já aguardávamos este decréscimo”.

Em Portugal, onde o segmento do Leite continua a representar mais de 50% das vendas da empresa, todas as categorias sofreram os impactos da recessão e registaram vendas inferiores às conseguidas em 2008.

Para Angola a Tetra Pak vendeu menos 50 milhões de embalagens, o que teve um impacto significativo nos resultados da empresa. “Neste país fomos afectados pela quebra do preço de petróleo, algo que levou a uma diminuição substancial da nossa performance. No entanto, Angola continua a representar 12% das nossas vendas totais, e esperamos uma recuperação em 2010” afirma a responsável de comunicação.

Em entrevista ao Hipersuper (ver edição 256 de 11 de Março de 2010), Vera Norte adiantou que “2010 ainda será um ano lento em termos de recuperação, mas que a tendência de crescimento está cá. Em 2011 iremos recuperar desta crise e reflectir-se-á nas nossas vendas e mercados”.

De referir que a nível global as vendas do grupo Tetra Pak totalizaram 8 mil milhões de euros resultado de um crescimento a dois dígitos na Ásia, Médio Oriente e África Subsariana. Em 2009 foram fornecidas 145 mil milhões de embalagens em todo o mundo, o que corresponde a um recorde de vendas anuais da empresa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *